Matosinhos, o destino mais “cool” dos arredores do Porto

Matosinhos, o destino mais “cool” dos arredores do Porto

Matosinhos, o destino mais “cool” dos arredores do Porto

Artigo de André Cruz Martins

Matosinhos é um dos municípios da área Metropolitana do Porto que mais cresceu nos últimos anos. Destino “cool” por excelência, tem uma boa praia e restaurantes que servem do melhor peixe e camarão do país. Também pode passear num parque aprazível em pleno centro da cidade e conhecer um mercado magnífico. Para algo mais cultural, sugerimos uma igreja muito bonita. Venha connosco descobrir este destino tão especial, que fica a apenas 10 quilómetros do centro do Porto.

O mercado de Matosinhos é um mundo

Pode começar a visita a Matosinhos pelo seu Mercado Municipal. Principalmente se estiver à procura de magnífico peixe e marisco. Mas também pode apenas deliciar-se com a comida dos seus quiosques, nomeadamente com sushi, bolos, comida italiana, tábuas e vinhos. Aqui também fica a padaria Pão da Terra, onde é vendido pão biológico.

Leia ainda: O roteiro perfeito para visitar Vila Viçosa, a mais imponente cidade alentejana

O mercado destaca-se ainda por ser Monumento de Interesse Público desde 2013, aliando a beleza arquitetónica à funcionalidade do espaço. Todos os dias são às centenas as pessoas que aqui se vêm abastecer, não só a título individual, mas também responsáveis dos restaurantes da zona e mesmo do centro do Porto.

Uma marisqueira e um restaurante Estrela Michelin

Matosinhos é conhecido por ter alguns dos melhores restaurantes de marisco e de peixe de Portugal. O mais famoso é A Marisqueira de Matosinhos. Não há muito a dizer sobre este lugar, apenas que é impossível não sair de lá satisfeito. Possui um marisco de viveiros próprios e o peixe de fornecimento diário, numa confeção onde prima a simplicidade. Sem exagero, pode dizer-se que este restaurante é um dos maiores símbolos da cidade.

Veja também: I Love Dão, um turismo rural de encantar na aldeia de Beijós

Se preferir uma ótima refeição cheia de requinte, também com predominância por peixe e marisco, vá à Casa de Chá da Boa Nova, restaurante com uma estrela Michelin. Foi construído em cima das rochas, sendo considerado monumento nacional e uma das mais famosas criações de Álvaro Siza. Enquanto se delicia com os pratos confecionados pelo chef Rui Paula, vai usufruindo de uma vista deslumbrante, através das janelas de grandes dimensões, viradas para o mar.

Um gelado artesanal e um parque para passear

Podemos continuar na “onda” gastronómica e depois de uma excelente refeição, nada melhor do que comer um bom gelado. O melhor lugar em Matosinhos para o fazer é a Modì, que produz fabulosos gelados italianos. Fica mesmo em frente à praia. No interior de Matosinhos, um dos locais mais aprazíveis é o Parque Urbano do Carriçal. Tem centenas de árvores, sendo atravessado por uma ribeira. Existe ainda um lago e parque para crianças. Aqui vai poder dar um passeio ao ar livre enquanto respira o ar puro. Para uma proposta mais cultural, visite a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Destaca-se pela fachada de grandes dimensões e pela exuberante decoração barroca. É lugar de romaria e festas em honra do Senhor de Matosinhos.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Matosinhos.

< >

Partilhar Artigo

Top