Miranda do Douro: um bonito centro histórico, paisagens fabulosas e a deliciosa posta mirandesa

Miranda do Douro: um bonito centro histórico, paisagens fabulosas e a deliciosa posta mirandesa

Miranda do Douro: um bonito centro histórico, paisagens fabulosas e a deliciosa posta mirandesa

Artigo de André Cruz Martins 15-10-2019

15-10-2019


Miranda do Douro é uma bonita cidade no norte de Portugal, pertencente ao distrito de Bragança. Tem um belo centro histórico, um magnífico castelo e paisagens deslumbrantes. Nesta região, além do Português, fala-se o Mirandês, segunda língua oficial em Portugal e uma variante local da língua do antigo Reino de Leão. Não deixe de experimentar a afamada gastronomia da região, cujo prato mais conhecido é a posta mirandesa.

O centro histórico

Miranda do Douro tem um centro histórico bem preservado, cujo local mais emblemático é a Praça D. João III. É lá que se encontram duas estátuas que representam um casal mirandês. O homem enverga a típica Capa de Honras, que ainda hoje em dia é usada pelo Presidente da Câmara em cerimónias oficiais.

Leia ainda: A ilha de São Jorge tem paisagens deslumbrantes e um dos melhores queijos do mundo

Na Praça D. João III pode observar o histórico edifício dos Paços do Concelho. E ainda visitar o Museu da Terra de Miranda, que nos mostra as tradições da terra e a evolução ao longo dos séculos. Não deixe ainda de visitar a Sé Catedral. Um pouco afastado do centro, dê uma saltada ao castelo. Tem uma planta em formato quadrangular e algumas das suas áreas estão em ruínas.

Passeio de barco e um miradouro com vistas fantásticas

Uma boa forma de conhecer a área envolvente é através de um passeio de barco pelo rio Douro. Esta atividade dura uma hora e meia e proporciona vistas fantásticas das montanhas. Pelo caminho, vamo-nos cruzando com aves de rapina como a águia-real e o falcão peregrino. No final, os clientes têm uma agradável surpresa, com a degustação de um cálice de vinho do Porto. Local a não perder é o Miradouro de São João das Arribas, na Aldeia Nova, de onde se tem uma das vistas mais bela sobre o concelho.

A divinal posta à mirandesa

Quem nunca ouviu falar da posta à mirandesa? Este prato divinal é originário de Miranda do Douro. Trata-se de um bife de vaca alto e tenro, normalmente servido com batata a murro. A garantia de qualidade está mesmo na carne, que deve ser certificada. Ou seja, não se pode chamar posta mirandesa simplesmente porque um bife de vaca é alto e tenro.

Veja também: É impossível não adorar Elvas, a maior cidade fortificada da Europa

Um dos melhores locais para provar este prato delicioso é o restaurante O Mirandês, no centro da cidade. Tem uma sala de grandes dimensões e para além da posta à mirandesa, destacam-se a alheira ou o salpicão, como entradas. E ainda a costeleta de vitela assada na brasa ou a costeleta de cordeiro, igualmente na brasa.

Puial de I Douro, uma excelente opção de alojamento

Uma excelente opção para ficar alojado em Miranda do Douro é o Puial de I Douro. Esta unidade de turismo rural situa-se no Parque Natural do Douro Internacional, mais propriamente na Aldeia Nova, a cinco minutos de carro da cidade. Apresenta uma arquitetura tradicional e paredes de granito e os seus quartos têm uma excelente panorâmica do Douro. No exterior há um espaçoso terraço.

O hotel organiza uma série de atividades: passeios de burro, observação de aves, atividades agrícolas, visitas guiadas pele região e workshops de Mirandês. A reserva para um quarto duplo custa 65 euros.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Miranda do Douro.

< >

Partilhar Artigo

Top