Montemor-o-Novo tem um castelo histórico, um oásis quando o calor aperta e um alojamento de sonho

Montemor-o-Novo tem um castelo histórico, um oásis quando o calor aperta e um alojamento de sonho

Montemor-o-Novo tem um castelo histórico, um oásis quando o calor aperta e um alojamento de sonho

Artigo de André Cruz Martins 16-01-2020

16-01-2020


Montemor-o-Novo é uma bonita cidade alentejana no distrito de Évora. Ali nasceu São João de Deus, padroeiro dos hospitais, doentes e enfermeiros. No centro da cidade, no Terreiro de São João de Deus, existe uma estátua em sua memória. Pode começar por explorar o Castelo de Montemor-o-Novo, construído no monte mais elevado da região.

Leia ainda: Chama-se Vilarinho de Negrões e é uma aldeia sobre uma estreita península que importa conhecer em Montalegre

Por estes dias, o lugar está em ruínas, essencialmente devido aos danos provocados pelo Terramoto de 1755. Ainda é possível observar-se boa parte da muralha. No interior das muralhas fica a mais antiga igreja de Montemor-o-Novo, a Igreja de São Tiago, do século XIV. E ainda o Centro Interpretativo do Castelo. Nos últimos anos têm sido feitas escavações arqueológicas no castelo que permitiram a descoberta de artefactos das épocas medieval e moderna.

A Igreja do Calvário e as piscinas municipais

No centro da cidade, conheça a Igreja do Calvário. Quando foi construída no século XVI era apenas uma ermida, mas foi sendo ampliada. Na sacristia, destacam-se os azulejos azuis e brancos do século XVIII. No verão, o melhor lugar para se estar são as piscinas recreativas. As altas temperaturas (muitas vezes superiores a 40 graus) e o facto do mar mais próximo estar a cerca de uma hora de distância explicam o sucesso desta excelente infraestrutura ao ar livre. Nos dias de calor infernal é sem dúvida a opção ideal para nos refrescarmos.

L’AND Vineyards é o refúgio perfeito

Uma das melhores sugestões de alojamento em Montemor o-Novo é o L’AND Vineyards. Quando a temperatura assim o permite, ali ficamos com a sensação de passarmos a noite ao ar livre, a observar as estrelas. Mas com todo o conforto proporcionado por um hotel de cinco estrelas.

Veja também: Idanha-a-Nova, a vila dos palacetes ainda preserva uma tradição ancestral

Isto só é possível porque as 10 Sky View Suítes deste hotel têm uma abertura no teto que permite aos hóspedes dormir sob o céu estrelado do Alentejo. O nome deste hotel deve-se ao facto de estar integrado no meio de vinhas. De resto, os hóspedes podem realizar uma prova de vinhos no hotel e até fazer um “tour” pelas adegas da região, fazendo a marcação na receção.

O L’AND Vineyards tem um restaurante com uma estrela Michelin, sob orientação do chef José Miguel Tapadejo. Em parceria com produtores locais de agricultura biológica, utiliza frutas cítricas, legumes, queijos, ervas aromáticas e carne de gado criado nos pastos próximos. O peixe e o marisco vêm maioritariamente do porto de Setúbal. A comida é acompanhada por vinhos totalmente aromatizados, produzidos na renovada vinícola da propriedade.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Montemor-o-Novo.

< >

Partilhar Artigo

Top