Moura é uma bela cidade raiana com muito para descobrir

Moura é uma bela cidade raiana com muito para descobrir

Moura é uma bela cidade raiana com muito para descobrir

Artigo de André Cruz Martins

Moura é uma interessante cidade raiana portuguesa no distrito de Beja. Fica na margem esquerda do Rio Guadiana, sendo delimitada a oriente por Espanha. Foi tomada aos Mouros em 1166, perdida e reconquistada várias vezes, até ser conquistada definitivamente em 1295.

As ruas têm um interessante contraste entre igrejas majestosas e capelas modestas e entre humildes casas brancas com palácios aristocráticos. E existem alguns locais históricos que merecem ser conhecidos. Fique a par das maravilhas gastronómicas da região e ainda lhe sugerimos uma fantástica opção de alojamento.

O Museu Municipal e o castelo

Um dos principais pontos de interesse de Moura é o Museu Municipal. O seu arquivo é essencialmente arqueológico, resultante de descobertas em locais na cidade e arredores, nomeadamente no Castelo de Moura. O espólio tem sido enriquecido com doações e vários achados ocasionais, que refletem a ocupação humana no concelho ao longo dos tempos. Destacam-se os objetos da Idade do Ferro, a coleção de peças romanas, as lápides islâmicas, as cerâmicas modernas e um espólio de armaria que inclui punhais dos séculos XVI e XVII.

Leia ainda: 5 barragens em Portugal em cenários idílicos

Outro local imperdível é o castelo. Remonta ao século XIII, durante o domínio cristão alcançado em 1232 no reinado de D. Dinis. Ergue-se a 184 metros acima do nível do mar e na planta retangular em estilo manuelino destaca-se o túmulo de Pedro e Álvaro Rodrigues, os conquistadores de Moura aos muçulmanos em 1166 e protagonistas da Lenda da Vila de Moura. A Torre de Menagem tem estilo gótico.

O edifício dos quartéis de Moura e os fontanários

O edifício dos quartéis de Moura é outro local com bastante interesse. Classificado como Imóvel de Interesse Público, é uma arquitetura de âmbito militar do século XVII, construída com o propósito de defender esta zona fronteiriça nas guerras da restauração. Os quartéis estão abertos a visitas e existe um restaurante, chamado A Taberna dos Quartéis, que serve comida local.

Veja também: A casa rural no Marvão que tem acesso a uma praia fluvial privada

Não deixe ainda de observar as várias fontes espalhadas pela cidade, com grande valor arquitetónico. E por falar em água, é em Moura que é produzida a célebre água Castello – Pisões-Moura. A cidade possui também um excelente estabelecimento termal, aberto para tratamentos e lazer.

Um restaurante e uma sugestão de alojamento

A Taberna do Liberato, no centro de Moura, é um dos melhores locais para saborear a afamada gastronomia local. Neste restaurante simples mas com comida divinal, pode provar pratos como ensopado de borrego, perna de borrego assada no forno, carne de porco à alentejana e secretos grelhados

E para ficar alojado num ambiente tranquilo e confortável, sugerimos o Hotel de Moura, que ocupa o antigo convento da Ordem Hospitaleira de São João de Deus. O edifício encontra-se classificado como Património de Interesse Público.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Moura.

< >

Partilhar Artigo

Top