Nazaré: A vila onde os surfistas se apaixonam pelas ondas gigantes

Nazaré: A vila onde os surfistas se apaixonam pelas ondas gigantes

Nazaré: A vila onde os surfistas se apaixonam pelas ondas gigantes

Artigo de Sofia Sérgio

Nazaré é uma vila que se situa no distrito de Leiria, no centro de Portugal. Este lugar é mundialmente conhecido pelas ondas gigantes da Praia da Nazaré que vários surfistas já tentaram domar, nem sempre com sucesso.

Foi a partir do surf que esta vila começou a ficar mais conhecida, no entanto, não é apenas por esse motivo que a Nazaré deve ser visitada. Existem vários monumentos e locais que precisa de visitar. E estes são alguns deles:

Miradouro do Monte Branco

Este é o lugar ideal para quem procura uma vista para toda a vila. O Miradouro do Monte Branco encontra-se numa zona florestal onde é possível ver o Pinhal de Leira, o Casario, o bairro Sítio e, claro, a praia. Se quer ter uma experiência completa neste local, tem de visita-lo no pôr-do-sol.

Elevador da Nazaré

O Elevador ou Ascensor da Nazaré é um transporte que liga o centro da vila, a Praia da Nazaré, ao Sítio da Nazaré. O percurso tem duração de 15 minutos e uma distância de 318 metros. O Elevador foi construído no século XIX e servia para facilitar as deslocações para o bairro Sítio, visto que este é de acesso difícil e com uma grande inclinação.

Farol da Nazaré

Encontra-se no Forte de São Miguel Arcanjo. Este é um dos ícones da cidade, muito derivado ao à pratica do surf. Daqui é possível ver os surfistas como também é daqui que se tiram as melhores fotos desse fenómeno natural, as ondas gigantes. Dentro deste forte há um museu sobre todos os surfistas e bodyboarders que já conseguiram “bater” o mar da Nazaré. Como é o caso de Garrett McNamara, uma espécie de embaixador local.

Praia do Norte

Se quer ir à praia de que todos falam e onde muitos querem surfar uma vez na vida, tem de ir à Praia do Norte. Por baixo do Farol da Nazaré encontra-se o tal areal que muitas caras do surf mundial já pisaram. Esta praia é uma das mais perigosas de Portugal, principalmente no inverno devido à altura das ondas que pode ultrapassar os 30 metros.

Fotos: Câmara Municipal da Nazaré e DR

< >

Partilhar Artigo

Top