Nestas férias vamos até às Aldeias de Xisto?

Nestas férias vamos até às Aldeias de Xisto?

Nestas férias vamos até às Aldeias de Xisto?

Artigo de Redação 02-07-2018

02-07-2018


O verão aproxima-se a passos largos. Está na altura de planear as férias, de usufruir do tempo quente que chega com os dias estivais… e partir à descoberta das Aldeias do Xisto! Na região beirã, os dias longos de verão podem ser aproveitados com serenidade, num ambiente único de frescas praias fluviais, boa gastronomia e muita animação, com jazz, fado, pesca e campanhas promocionais na plataforma de reservas Bookinxisto. Aqui a natureza e a vida boa dão-nos as boas vindas, todos os dias!

Sempre com a promessa de dias longos e preenchidos, o verão é aquela época do ano em que apetece «fugir» e partir rumo à descoberta de novas experiências e paisagens! Se optar por vir às Aldeias do Xisto essa será uma viagem única… e não se admire se quiser regressar uma e outra vez para imergir cada vez mais profundamente neste património singular!

Já a decorrer, o «XJazz- Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto», promete mais uma vez um cartaz recheado de grandes artistas e um programa verdadeiramente enraizado no contexto e cultura dos lugares. No mês de julho, no dia 14, chegam à aldeia de Sobral de São Miguel os franceses Roberto Negro (piano) e Émile Parisien (saxofone soprano), dois dos jovens músicos mais celebrados do Jazz Europeu. Durante a primeira quinzena de agosto, o compositor Pedro Melo Alves irá realizar uma residência artística, A aldeia das Dez servirá de palco onde o vencedor do «Prémio de Composição Bernardo Sassetti» irá trabalhar em composições que farão parte de trabalhos futuros. De salientar que, a 11 de agosto, Pedro Melo Alves apresentará O, solo de bateria e percussão. A 18 de Agosto, o XJazz chega à Casa das Artes de Miranda do Corvo, onde atuará o Synesthesia Sextet, composto pelos jovens instrumentistas que arrebataram o prémio de melhor combo atribuído na 16ª Festa do Jazz, em março do corrente ano. A temporada termina a 1 de setembro, na aldeia de Gondramaz, com os irmãos Bruno e André Santos e o seu projeto intitulado «Mano a Mano».

                                                                                    Mano a Mano

E porque não um mergulho numa das muitas Praias Fluviais das Aldeias do Xisto? Magníficas em paisagens e natureza envolvente, frescas na sua água natural, estas praias fluviais são reconhecidas como algumas das melhores zonas balneares de rio do país. Dotadas de todas as infraestruturas de apoio e segurança, são excelentes para quem adora praia mas não dispensa a tranquilidade!

As Praias Fluviais das Aldeias do Xisto vêm anualmente reconhecida a sua qualidade através da distinção Bandeira Azul e Quercus. Assim, da rede das Aldeias do Xisto fazem parte 15 praias fluviais distinguidas com Bandeira Azul: Albufeira de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra), Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital), Bogueira (Lousã), Bostelim (Vila de Rei), Canaveias (Góis), Carvoeiro (Mação), Coja (Arganil), Louçainha (Penela), Pampilhosa da Serra, Peneda/Pego Escuro (Góis), Secarias (Arganil), Senhora da Graça (Lousã),Senhora da Piedade (Lousã), Pessegueiro (Pampilhosa da Serra) e Piódão (Arganil).

Também a Quercus identificou este ano 12 praias fluviais Aldeias do Xisto que distinguiu com Medalha de Ouro, nomeadamente: Albufeira de Santa Luzia, Alvôco das Várzeas, Bogueira, Canaveias, Fernandaires (Vila de Rei), Froia (Proença-a-Nova), Secarias, Peneda/Pego Escuro, Pessegueiro, Piódão e Zaboeira (Vila de Rei).

A aldeia de Janeiro de Cima recebe, entre os dias 15 a 22 de julho, a Summer School CraftX Innovation, uma iniciativa integrada no projeto «Laboratório da Terra – O Regresso do Linho», que as Aldeias do Xisto estão a implementar e que tem como principal objetivo o regresso da plantação do linho às margens do rio Zêzere. Tingimento Natural, Estruturas de Tecelagem e Agricultura Biológica são os temas dos cursos desenvolvidos em parceria com a ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, combinando assim experiências na área do Design e da Moda. As crianças (10-18 anos) também não foram esquecidas e no âmbito da Fabrication Week decorrerão diversos workshops, entre 12 e 18 de agosto, para os mais jovens: Agricultura Biológica, Tingimento e Construção de Brinquedos. O «Laboratório da Terra – O Regresso do Linho» termina com a Indústria Artesanal da Moda, uma iniciativa que se realizará entre 3 e 7 de setembro e terá workshops de Agricultura Biológica, de Linguagem Industrial de Tecer e de Índigo.

A música regressa em força com o «Ciclo do Fado» que percorrerá várias localidades das Aldeias do Xisto. Para não perder nada anote na sua agenda: 22 de julho (16h00) na aldeia de Sobral de São Miguel; a 2 de agosto (18h30) em Janeiro de Cima (Fundão); 14 de agosto (20h30) na aldeia da Benfeita (Arganil); e a 19 de agosto (17h00) em Água Formosa (Vila de Rei).

Outra atuação imperdível será a de Hélder Bruno e o seu concerto de piano a solo «A Presença, serena e terna». Os espetáculos decorrerão a 28 de julho na aldeia da Barroca (fundão) e a 2 de agosto no Casal de São Simão (Figueiró dos Vinhos),ambos às 21h30.

E para quem é amante de pesca, não pode faltar ao «Achigã Challenge – 2.º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto», a decorrer em várias aldeias e prolongando-se até 13 de outubro. Esta competição de pesca embarcada, sem morte, ao Achigã divide-se entre as albufeiras das barragens do Cabril e de Castelo do Bode.

As próximas etapas decorrem a 21 de julho (Pedrógão Grande); 25 de agosto (Fernandaires, Vila de Rei – Taça de Portugal); 8 de setembro (Foz de Alge, Figueiró dos Vinhos); e 13 de outubro (Trízio, Sertã).

Bookinxisto, a forma mais rápida de chegar às Aldeias do Xisto!

Para planear uns dias plenos nas Aldeias do Xisto, de forma rápida e muito prática, basta aceder à plataforma digital de reservas www.bookinxisto.com, onde tem à disposição toda a oferta das 27 Aldeias do Xisto: reserva alojamentos, experiências e restaurantes. Este portal agrega a oferta turística das Aldeias do Xisto, com a vantagem de ser um canal de venda direta para todos os parceiros da rede e permitir, por isso, fazer as reservas sem serem cobradas quaisquer comissões. O Book in Xisto está também disponível para smartphones, sendo possível fazer o pagamento através de referência multibanco ou cartão de crédito.

Partilhar Artigo