Guimarães, a cidade onde Portugal nasceu merece uma escapadinha

Guimarães, a cidade onde Portugal nasceu merece uma escapadinha

Guimarães, a cidade onde Portugal nasceu merece uma escapadinha

Artigo de Sofia Sérgio 18-10-2018

18-10-2018


Guimarães ficou conhecida como a “cidade berço”, desde que D. Afonso Henriques a conquistou aos mouros, em 1128. Situada no distrito de Braga, deixa qualquer turista encantado.

Com muitos monumentos antigos, este lugar torna-se único e remete qualquer pessoa para tempos antigos. Para além disso, quase toda a cidade está cuidada com plantas e flores de várias cores. É dos locais que consegue juntar vários estilos, desde romano, gótico ou moderno.

Todos os recantos desta cidade são únicos e agradáveis, por isso, motivos não faltam para ir até Guimarães. Desde antiguidades, monumentos, natureza, assim como a parte antiga da cidade, tudo isto junto garante uma escapadinha memorável. Aqui ficam algumas sugestões para quando visitar Guimarães.

Castelo de Guimarães

Este monumento foi construído pela Condessa Mumadona Dias, no século X. Servia para combater os mouros e proteger as pessoas do clero como monges e cristãos. Passados dois séculos, D. Teresa e o Conde D. Henrique moraram no seu interior. É possível entrar sem pagar, mas se quiser subir até ao topo da Torre terá de pagar 1.50 euros.

“Aqui Nasceu Portugal”

No centro histórico encontram-se nas muralhas da cidade a frase “Aqui Nasceu Portugal”. Este pedaço de história foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Penha

O monte que se vê de toda a cidade é um lugar obrigatório para quem gosta de natureza. Pode chegar a este local a caminhar, de bicicleta ou de carro, pois há estacionamento no topo. Neste espaço vai encontrar uma igreja, uma mata para passear e uma vista incrível de Guimarães, Braga e, claro, do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Entre Braga e Guimarães este parque é considerado um dos melhores de Portugal. Ideal para mergulhos no verão, devido às cascatas, e no inverno para os aventureiros. É possível fazer várias atividades que pode consultar aqui.

< >

Partilhar Artigo

Top