Viana do Castelo, onde a tradição e a história andam de mãos dadas

Viana do Castelo, onde a tradição e a história andam de mãos dadas

Viana do Castelo, onde a tradição e a história andam de mãos dadas

Artigo de Redação

Viana do Castelo é umas das regiões mais a norte de Portugal. É a cidade que tem o mesmo nome que a capital de distrito. Este local já foi um dos mais importantes da nação, visto que muitos dos barcos, na Era dos Descobrimentos, saíam de lá.

Ainda nos dias de hoje o porto de Viana do Castelo é um dos espaços mais conceituados, no que toca à arte piscatória. A cultura e a arquitetura cresceram e tornaram-se ícones não só da cidade, mas também de Portugal. Viana está repleta de história e tradição através de palácios, igrejas, conventos e ruas. Os estilos representados são o manuelino, o barroco, o renascentista, a art deco e o típico azulejo português.

Aqui ficam algumas sugestões para quando fizer uma escapadinha até Viana do Castelo:

Igreja de Santa Luzia

Situada no Monte da Santa Luzia, esta é uma das Igrejas mais conhecidas de Viana do Castelo. Feita em estilo barroco, tem no seu interior uma estátua da Senhora da Agonia, que é a padroeira dos pescadores. Todos os anos há uma festa em sua honra, no dia 20 de agosto.

Navio de Gil Eanes

Esta era uma embarcação que prestava auxilio aos pescadores do bacalhau. Esteve em funcionamento de 1955 a 1973, sendo que desde 1998 encontra-se nos Estaleiros de Viana do Castelo. Neste momento é um Navio-Museu mostrando o interior do barco e como se vivia dentro dele.

Museu do Traje

Viana do Castelo ainda mantém, até hoje, a tradição dos trajes vianenses. Estes são uns dos principais ícones da cidade, sendo que um acessório do traje, o coração de Viana, é uma das imagens de Portugal. No Museu é possível ver como são feitos os vestidos e fatos, através de exposições como “A lã e o linho no traje do Alto Minho”, “Traje à Vianesa” e “Oficina do Ouro”.

Biblioteca de Viana do Castelo

A “destoar” do resto da cidade, encontra-se a biblioteca municipal. Este edifício moderno foi construído por Álvaro Siza Vieira, e a sua inauguração foi feita em 2008. Ao contrário da maioria dos espaços de Viana, este é um dos mais modernos e encontra-se na Praça da Liberdade.

Onde comer?

Para comer os melhores restaurantes em Viana do Castelo são a Tasquinha da Linda, Tasquinha da Praça e a Casa da Primavera – Taberna Soares.

Onde dormir?

Se quer ficar a pernoitar em Viana, há várias opções, como o Hotel FeelViana, Casa Manuel Espregueira e Oliveira e o Hotel Fábrica de Chocolate.

< >

Partilhar Artigo

Top