Paraísos (quase) secretos de norte a sul de Portugal

Paraísos (quase) secretos de norte a sul de Portugal

Paraísos (quase) secretos de norte a sul de Portugal

Artigo de Redação

Portugal tem algumas das mais belas praias do Mundo e, por isso, continua a ser destacado pelas publicações estrangeiras mais prestigiadas. Apesar de estar cada vez mais virado para o turismo internacional, ainda se conseguem manter alguns destes tesouros longe das multidões. Areia fina, sol, águas límpidas e ausência de barulho são algumas das características que fazem destas praias verdadeiros tesouros a visitar, sem esquecer que, acima de tudo, é preciso cuidar delas com muito amor.

Minho
Praia de Modelo – Caminha

As águas são mais frias do que a sul, mas vale a pena. A Praia de Moledo é considerada a melhor praia do Norte do País, pela sua beleza e qualidades terapêuticas, atribuídas ao iodo. Se quiser, pode andar um pouco e ir até à Praia do Camarido para visitar o Forte da Insua, onde existe um poço especial: é um dos três únicos no Mundo que se localizam no mar, mas têm água potável.

Sintra
Praia da Ursa

Esta praia está localizada próximo do Cabo da Roca. O seu acesso não é fácil, pois tem de se caminhar em terra batida durante cerca de dez minutos e descer por uma pequena arriba. Convém dizer que é uma praia onde pode fazer-se nudismo.

Cascais/Oeiras
Praia da Azarujinha

O acesso à praia é pedonal e faz-se através de escadas ou do passeio marítimo proveniente da Praia da Poça. Fica localizada num recanto e está rodeada de falésias. De salientar que as massas rochosas que envolvem as águas da zona de banho formam uma espécie de anfiteatro natural, de uma beleza a não perder.?

Praia das Avencas

A Praia das Avencas fica situada entre as praias da Bafureira e da Parede, no concelho de Cascais. Tem um areal pequeno, mas apresenta maravilhas únicas. É uma área de abundância de fauna e flora marinha, tendo, inclusive, sido criada a Zona de Interesse Biofísico das Avencas. O acesso é feito através de uma escadaria junto à concessão.?

Arrábida
Praia dos Pilotos

Situa-se na encosta da longa descida que antecede o Portinho da Arrábida, pouco antes do Forte de Santa Maria da Arrábida ou Forte da Arrábida. O acesso é feito por uma escadaria em mau estado. Ao chegar, depara-se com um areal de dimensões reduzidas, que fica todo imerso na maré cheia. As águas são calmas e cristalinas. Na zona de banhos, destaca-se um penedo grande e o areal tem alguns calhaus.

Praia de Alpertuche

Também conhecida como Praia da Pedreira, é pequena, mas não deixa de encantar quem aqui se dirige para mergulhar. Tem muitas rochas e pouca areia. O caminho é feito por um trilho de terra batida, ladeado de eucaliptos, que desce a encosta. Fica a 100 metros do cruzamento para o Portinho da Arrábida.

Praia da Anicha

É uma praia que permanece quase intocável, tal como a sua vizinha Monte Branco. O acesso não é fácil, são 20 minutos a caminhar, mas vale a pena. Ao chegar à praia, tem de caminhar ainda mais um pouco por entre as rochas e aí, sim, chega ao paraíso. Deve ter em conta as marés, uma vez que o acesso à praia depende delas.

Sesimbra
Praia da Ribeira do Cavalo

Dizem que é um dos segredos mais bem guardados de Portugal. Fica em Sesimbra, a 40 quilómetros de Lisboa, e para lá chegar é necessário percorrer a pé um trilho de 15 minutos pela serra, mas vale
o esforço. O local é calmo e aprazível, o mar é tranquilo e a água límpida e cristalina, de cores intensas e exóticas. Até parece que se está na Tailândia, se esquecer a temperatura da água…

Alentejo
Praia do Tonel

Também dá pelo nome de Praia das Cordas ou Praia do Pendoradoiro e tem um grande areal, que costuma ficar imerso durante a maré alta. Descer a falésia até à zona de banhos desta bonita enseada requer um nível de dificuldade elevado. Além de ter de andar a pé, a praia só é acessível através de uma corda que está na falésia.

Praia das Adegas

A sul da Praia de Odeceixe há uma enseada, unicamente acessível na maré baixa, a chamada Praia das Adegas, que também é uma praia de naturismo oficial. Para lá chegar é necessário percorrer um caminho
em terra batida que vai dar a um passadiço de madeira.

Algarve
Praia da Coelha

Este pequeno paraíso fica aninhado entre arribas douradas. A Praia da Coelha é uma pequena enseada abrigada de ventos e com um areal bastante reduzido. Fica a cerca de cinco quilómetros a oeste de Albufeira. O acesso é feito a pé por um caminho de terra batida que culmina numa escadaria, que desce até à areia.

Praia do Xiringuito

Há quem defenda que a Praia do Xiringuito é um dos grandes tesouros que o Algarve esconde. Sem indicações para lá chegar, esta pérola esconde-se numa das falésias da Galé, na zona de Albufeira. Chegar ao areal não é fácil, mas com algum jeitinho é possível ir tomar uns banhos de mar e sol.

Veja algumas imagens destas praias, aqui.

 

Texto: Lurdes de Matos; Fotos: Reprodução Instagram

Compartilhe o artigo

Top