As praias, a ilha do Pessegueiro e o peixe delicioso de Porto Covo

As praias, a ilha do Pessegueiro e o peixe delicioso de Porto Covo

As praias, a ilha do Pessegueiro e o peixe delicioso de Porto Covo

Artigo de André Cruz Martins

Porto Covo, no concelho de Sines, é uma das mais belas localidades alentejanas. Esta vila do litoral destaca-se pela pacatez e pelo bonito centro, com ruas empedradas. Ideal para fazer caminhadas, enquanto observa as casas caiadas de branco. Porto Covo situa-se numa zona de magníficas praias com água cristalina, das quais destacamos três. A Praia Grande é a que se encontra mais perto da vila.

Leia ainda: 5 locais a não perder no Parque Natural de Montesinho

É uma típica praia urbana, mas está rodeada por grandes rochas, o que levam a que seja bastante abrigada. É usual haver grandes ondas e por isso é destino de eleição dos surfistas. A Praia do Malhão é uma das maiores na área. Aliás, é tão grande que mesmo no pico do verão é sempre possível encontrar espaços desertos. É também uma praia do agrado dos surfistas. Finalmente, referência à Praia do Serro da Águia. De pequeníssima dimensão e abrigada por rochas, é um segredo que continua bem guardado.

A ilha deserto do Pessegueiro e o centro histórico

A ilha do Pessegueiro é lugar incontornável para visitar em redor de Porto Covo. Fica a cerca de 200 metros da costa e são visíveis as influências cartaginesa e, principalmente, romana. É de notar ainda as ruínas de uma fortaleza do século XVII. Existe uma praia mesmo em frente à ilha. A ligação à ilha é feita diariamente através de um pequeno barco, conduzido por um pescador local. No pico do verão, há mais barcos disponíveis. O Largo Marquês de Pombal é o local mais emblemático do centro histórico de Porto Covo. Tem uma bonita igreja, restaurantes, cafés e lojas de produtos regionais.

Comer bem é no Zé Inácio e na Tasca do Xico

Como sugestão de restaurante em Porto Covo, é inevitável falar no Zé Inácio. Um lugar despretensioso, com comida caseira deliciosa. Destaca-se essencialmente pelo peixe fresco grelhado. Mas também pelas caldeiradas e pelas cataplanas. No entanto, se preferir carne, experimente o fantástico porto preto. Ou não estivéssemos em terras alentejanas. Outro restaurante fantástico é a Tasca do Xico. Tem varanda virada para o porto e destaca-se pelo peixe fresco, camarões fritos e choco frito.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Porto Covo.

< >

Partilhar Artigo

Top