O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro e a relação entre a atividade humana e a natureza permitiu criar um ecossistema de valor único. As características do terreno são aproveitadas de forma exemplar, originando a produção de vinhos magníficos. Na região não faltam excelentes Quintas onde é possível realizar visitas com provas de vinho. Nestes locais é produzido o melhor vinho do Porto, mas também excelentes vinhos de mesa.
Percorra a galeria e veja cinco das melhores Quintas no Alto Douro Vinhateiro para fazer enoturismo.
Siga A Próxima Viagem no Instagram
-
A Quinta do Bomfim é uma belíssima propriedade no vale do Douro, muito próxima da cidade do Pinhão. A sua situação, no centro da melhor zona vinícola, oferece um equilíbrio perfeito para a produção de grandes vinhos. A poucos minutos da estação ferroviária e do cais fluvial do Pinhão, a Quinta do Bomfim proporciona momentos únicos de proximidade ao rio com a deslumbrante paisagem vinhateira em redor.
O enoturismo proporciona várias atividades, nomeadamente o acesso a um pequeno espólio museológico e à adega de lagares mecânicos. A visita engloba ainda o armazém de envelhecimento, datado do século XIX.
A sala de provas tem terraço exterior e sala para receção de eventos e provas especiais. Há ainda passeios pelas vinhas, que podem variar entre os 20 minutos e uma hora e meia.
Os visitantes poderão levar consigo um cesto de picnic e fazer uma pausa na Casa dos Ecos, que dispõe de todas as condições necessária para desfrutar confortavelmente uma refeição, contemplando as belíssimas vinhas do Bomfim e um cenário de cortar a respiração.
-
Quinta do Bomfim
-
A Quinta do Vallado, construída em 1716, é uma das mais antigas e famosas do Vale do Douro. Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. É famosa pela produção de Vinhos do Douro e Vinhos do Porto de qualidade reconhecida mundialmente.
O tour pela adega levá-lo-á a conhecer todas as fases de transformação pelas quais passam as uvas, desde a vinha até à garrafa. A visita inclui também uma passagem pela deslumbrante cave de barricas, onde envelhecem os melhores vinhos.
No final, deguste uma selecção de vinhos da Quinta do Vallado, incluindo vinhos brancos, tintos e um Vinho do Porto.
A Quinta do Vallado tem ainda um Wine Hotel em Peso da Régua e uma casa de turismo rural em Vila Nova de Foz Côa.
-
Quinta do Vallado
-
A Quinta do Seixo encontra-se na margem sul do rio Douro, no Cima-Corgo, mesmo em frente da Quinta do Porto. Oferece uma vista espantosa sobre o rio Douro.
É propriedade da Sogrape Vinhos desde 1987, que investiu num moderno centro de vinificação, onde nascem vinhos do Porto e do Douro de elevada qualidade.
Nas visitas, passa-se pela adega, pela garrafeira e pelos lagares robóticos. Tudo complementado com meios multimédia que explicam todo o ciclo de produção do vinho. No final, há prova de vinho do Porto, de colheitas selecionadas, numa sala com uma vista panorâmica fantástica sobre o Douro.
-
Quinta do Seixo
-
A Quinta das Carvalhas é uma propriedade de grande beleza, com uma posição predominante na encosta da margem esquerda do Rio Douro, no Pinhão. Estende-se pelas encostas da margem direita do afluente Rio Torto.
Esta magnifica propriedade atinge os 600 hectares de superfície, que integram 120 hectares de vinha. Nas visitas à Quinta das Carvalhas são organizadas provas de vinhos temáticas, e na loja está disponível toda a gama de vinhos da Quinta.
Os visitantes podem apreciar os vinhedos e a sua paisagem deslumbrante, ou ainda fazer passeios pedestres pela quinta e experimentar um programa de "birdwatching".
É ainda possível subir ao topo da Quinta, a 550 metros de altitude, onde se localiza a famosa Casa Redonda, e desfrutar de uma espetacular vista panorâmica da região a 360º.
-
Quinta das Carvalhas
-
A Quinta de la Rosa pertence à família Bergqvist desde 1906, embora esteja no comércio portuário como transportadora sob o nome de família Feueheerd desde 1815. Atualmente, possui cerca de 55 hectares de vinha e produz por ano à volta de 80 mil litros de porto e 300 mil litros de vinho de mesa.
A Quinta tem uma área bastante grande mas a sua vinha ex-libris situa-se no Vale do Inferno, área alcançada facilmente a pé. O trilho está bem marcado e na quinta oferecem um mapa aos visitantes para poderem explorar a vinha.
Durante a visita é explicado o processo de produção do vinho de mesa e do vinho do Porto. Durante a visita, é possível visitar a produção do vinho, fazer uma prova de vinhos na adega e explorar as vinhas. E na altura das vindimas, há liberdade para participar na atividade de pisar as uvas.
-
Quinta de la Rosa
Siga A Próxima Viagem no Instagram