Dê um salto à Covilhã e conheça este elegante boutique hotel

Dê um salto à Covilhã e conheça este elegante boutique hotel

Dê um salto à Covilhã e conheça este elegante boutique hotel

Artigo de Redação

Seja para aproveitar uns dias de descanso na Páscoa ou para passar um fim de semana, o PuraLã Wool Valley Hotel & SPA, um elegante boutique hotel, é o destino perfeito e ideal para usufruir de dias de relaxe num local descontraído e intemporal.

Situado na cidade da Covilhã, entre pontos marcantes de ‘street art’, onde não faltam murais de Vhils, e entre museus, aldeias, edifícios históricos e património industrial incomparável, este hotel espelha um passado e um presente fortemente marcado pela industria da lã, que durante séculos foi o principal motor económico, social e cultural daquela cidade. O Puralã é o único Boutique & Lifestyle Hotel da região, posicionando-se como o hub do destino Serra da Estrela. O Puralã Wool Valley resulta da remodelação total do antigo Hotel Turismo da Covilhã, um investimento de €1,5 milhões de euros.

O hotel respira a cultura e história da região projetando-a através do seu conceito decorativo, pensado pelo designer e decorador de interiores, Vasco Pinho, inspirado nas fábricas de lanifício e no espírito rústico da lã. Os tons da decoração lembram os da própria lã: o cru e os tons de castanho pintam o espaço, complementando os antigos equipamentos das fábricas de lanifícios, que foram reutilizados na decoração do hotel.

A herança do lanifício na Covilhã é grandiosamente representada através de um mural da autoria de Fátima Pereira Nina, que retrata a evolução da indústria e da cultura da cidade da Covilhã, desde os inícios dos tempos até à atualidade. O mural, exposto no Bar do hotel, pretende imortalizar a marca identitária de uma cidade com tanta cultura e muito para contar.

Os hóspedes têm ao seu dispor 100 quartos decorados com apontamentos de lã e podem usufruir de vários outros espaços, igualmente decorados materializando o conceito rústico e industrial do hotel, nomeadamente o bar, o restaurante e a sala de estar. E claro, as lareiras não podiam faltar.

Páscoa Branca de 26 de março a 6 de abril

O Puralã preparou um programa especial que combina o melhor de um hotel boutique e lifestyle, com o cenário de neve na serra, para umas férias da Páscoa memoráveis. O programa Páscoa Branca, disponível a partir de 345 euros, inclui três ou cinco noites de alojamento, pequeno almoço buffet, uma refeição diária e o acesso ao Natura Clube &SPA, que integra as piscinas interior, jacuzzi, haman, sauna e ginásio.

Quem optar por celebrar a Páscoa no cenário idílico da serra branca, não pode deixar de se presentear com o ritual ou massagem da lã, que proporcionam sensações únicas com produtos da Serra da Estrela. O ritual inicia-se com uma desintoxicação do organismo, envolvendo o cliente em Chá Verde da Idanha, Aveia, Zimbro e Gerânio.

Depois da aplicação desta mistura fresca, o corpo liberta as toxinas, envolvido numa película transparente, abafada com mantas de lã. Segue-se um duche de água morna, relaxado e ao tempo de cada um, antes da massagem de corpo inteiro. De olhos tapados, o cliente é convidado a deixar-se envolver por um óleo quente 100% biológico à base de azeite extra virgem da Beira Baixa e essenciais de lavanda. A aplicação deste óleo é feita através de lã, o que contribui para uma sensação relaxante e tranquilizante.

Depois de usufruir da atmosfera envolvente do Puralã e dos seus serviços, o hotel propõe ainda diversos programas para ficar a conhecer o melhor da Covilhã. Para quem não se quiser ficar pela diversão na neve, o hotel propõe cinco roteiros. «Covilhã a Dois», «Covilhã Selfie», «Covilhã a Solo», «Covilhã em Família» e «A Arte Saiu à Rua». Roteiros únicos, idealizados pelo Puralã e que permitem sentir a emoção do destino.

Massagens com lã e azeite biológico

O Spa do hotel associa também à lã momentos únicos de relaxamento. Aqui é convidado a envolver-se por um ritual estimulante com produtos genuínos da Serra da Estrela. Pode usufruir de uma massagem de corpo inteiro, com aplicação, através da lã, de um óleo quente 100% biológico à base de azeite extra virgem da beira baixa. Dispõe ainda de uma piscina interior e exterior, jacuzzi, sauna e hammam para além dos tratamentos e massagens do Ritual da Lã.

Sabores da Beira Interior

No Bar Bistro & Restaurante, pode desfrutar de uma refeição típica regional, através do trabalho do chef Hélder Bernardino, que interpreta a herança gastronómica da Covilhã dando uso a ingredientes bio e genuínos: queijos, enchidos e vinhos premiados DOC da Beira Interior. O restaurante oferece ainda opções vegetarianas, ovolactovegetarianas e macrobióticas.

Roteiros a fazer pela região:

Sendo a aposta histórica e cultural a sua principal atração, o hotel disponibliza uma série de roteiros pela Covilhã destinados aos diferentes públicos, oferecendo uma aventura inesquecível pela história da cidade.

– Roteiro Covilhã a dois: Destinado aos casais e para ser vivido a dois, oferece uma perspetiva romântica da cidade. Aqui os casais podem apreciar a arquitetura das vilas dos operários, museus, casas históricas e miradouros que permitem ter uma vista pela cidade de cortar a respiração.

– Roteiro Covilhã selfie: Foi elaborado a pensar nos fãs da fotografia e, especialmente, das selfies. O roteiro reflete um aspeto visual apelativo enquadrando a história da «Manchester portuguesa». O cenário proposto é composto por vielas labirínticas características da cidade, onde a arte e a essência histórica são os principais pontos de atração.

– Roteiro Covilhã em família: oferece uma forma de conhecer a cidade diferente, divertida e animada. Mostra uma cidade indissociável de uma indústria que empregava famílias inteiras e desvendar as surpresas escondidas em cada recanto, que surpreenderão os miúdos e os graúdos.

– Roteiro Covilhã a solo: ideal para os exploradores a solo. Cobre a maior área geográfica da região e tem um caráter intermodal, sendo possível interligar-se aos outros roteiros. Pode interagir com as pessoas locais, absorvendo de uma forma mais próxima toda a história que a cidade tem para contar.

– Roteiro A Arte Saiu à Rua: A cidade da Covilhã converteu-se definitivamente no centro da arte urbana da região Centro de Portugal, graças à criatividade do Woolfest – Covilhã Art Festival. Este movimento presta homenagem ao glorioso passado da Covilhã enquanto um dos mais importantes centros de produção de lanifícios de Portugal, afirmando-se como uma referência da arte urbana no país.

Com os seus eventos regulares preencheu a pouco e pouco as paredes da cidade com pinturas coloridas que se relacionam com a temática da lã, da indústria e cultura da cidade perpetuando o seu marco identitário.

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt)
< >

Partilhar Artigo

Top