Santa Maria, a ilha pouco turística dos Açores que é uma surpresa fantástica para quem a visita pela primeira vez
Santa Maria, a ilha pouco turística dos Açores que é uma surpresa fantástica para quem a visita pela primeira vez
Santa Maria, a ilha pouco turística dos Açores que é uma surpresa fantástica para quem a visita pela primeira vez
24-01-2022
A ilha de Santa Maria integra o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores. É a ilha mais oriental e a mais meridional do arquipélago. De acordo com os últimos registos, tem apenas cerca de 6 mil habitantes.Possui 16,6 quilómetros de comprimento, 9,1 quilómetros de largura e ocupa uma superfície de 97 quilómetros quadrados. O seu ponto mais elevado é o Pico Alto, com cerca de 600 metros de altitude. É das ilhas açorianas menos turísticas, mas asseguramos que acaba por revelar-se uma agradável surpresa para quem a visita pela primeira vez. Saiba o melhor para ver e fazer neste destino onde a calma e a beleza natural imperam.
Explorar a Vila do Porto
Vila do Porto é a maior freguesia de Santa Maria. Destaca-se por um centro histórico com valoroso património religioso. Nomeadamente a Ermida de Santo Antão, o Convento de São Francisco (onde funciona a Câmara Municipal) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.
Leia ainda: Conheça a Graciosa, a ilha mais misteriosa dos Açores
O Forte de São Brás é outro lugar de interesse em Vila do Porto. Fica numa posição elevada, no sítio do Cima da Rocha e tinha a função de proteção ao ataque dos piratas e dos corsários. Do seu topo é possível vislumbrar uma das mais belas panorâmicas da ilha. Vila do Porto tem ainda a magnífica Praia Formosa, que possui um areal com cerca de 1 quilómetro de extensão. A água é límpida e morna. E ao contrário do que é habitual nos Açores, aqui a areia é clara, devido à presença de partículas calcárias.
O Pico Alto e o Barreiro da Faneca
É impossível referirmo-nos a Santa Maria sem fazer menção ao Pico Alto. É o ponto mais alto da ilha, com 590 metros de altura. Proporciona uma bela panorâmica a 360 graus sobre Santa Maria. Em dias muito límpidos, é possível avistar a ilha vizinha de São Miguel. O trilho pedestre para chegar ao topo passa por uma luxuriante floresta nativa e por incríveis miradouros naturais.
Outro lugar de indiscutível beleza é a Área de Paisagem Protegida do Barreiro da Faneca. É apelidado como “Deserto Vermelho dos Açores”, devido ao seu aspeto árido e à argila que lhe fornece uma cor vermelha. Tem origem vulcânica e destaca-se pela presença de espécies de flora exclusivas dos Açores.
O melhor da gastronomia local
Um dos pratos mais conhecidos da ilha de Santa Maria é o Caldo de Nabos. É preparado com um nabo ali produzido, pequeno e de cor escura. Depois, coze-se carne de porco, entremeada, chouriço e batata-doce. O caldo é servido em cima de fatias de pão e os outros ingredientes surgem numa travessa à parte.
Veja também: Os encantos escondidos do Corvo, a ilha mais pequena dos Açores
Santa Maria é terra de boa doçaria. Destacam-se a tigelada, as cavacas, os suspiros e os biscoitos de orelha, que se designam dessa forma devido ao formato assim designados pelo seu formato. E nos enchidos artesanais, a Alheira de Santa Maria é muito conhecida.
Percorra a galeria e veja mais fotos da Ilha de Santa Maria.
Siga A Próxima Viagem no Instagram