Sharish Monte das Estevas: O paraíso no meio do Alentejo

Sharish Monte das Estevas: O paraíso no meio do Alentejo

Sharish Monte das Estevas: O paraíso no meio do Alentejo

Artigo de Andreia Costinha de Miranda 30-05-2018

30-05-2018


O Alentejo é sempre motivo de visita, muito mais quando no meio do campo existem alojamentos que nos fazem perder a noção do tempo.

Exemplo disso é o Sharish Monte das Estevas, em Estremoz. A Próxima Viagem conversou com Alexandra Guerreiro e Miguel Cornemillot que nos explicaram como surgiu a ideia de criar este turismo rural. «Com uma vida bem recheada de viagens era já nossa intenção encontrar um local especial para viver e transformar o estilo de vida. A dada altura, vindos de Córdoba, passámos por Estremoz. Estava uma noite quente de Verão e desde logo nos sentimos atraídos pela alma da cidade e beleza das redondezas. A sensação de ‘poderia viver aqui’ foi bastante intensa. Um ano depois encontrámos o que procurávamos… aqui», explica ao nosso site.  

«O Monte das Estevas tinha enorme potencial por causa da sua localização e vista para a Serra D’Ossa e Evoramonte. A paixão foi imediata e logo após a sua aquisição sofreu grandes melhoramentos e uma ampliação considerável. Foi sempre objetivo usar a mão-de-obra e materiais locais, favorecendo direta ou indiretamente a região. A casa tem influências típicas do Alentejo mas também marroquinas e maiorquinas. Respeitou-se a herança arquitetónica mas elevou-se o nível de conforto, dimensões e decoração. Desde outubro de 2017 que passou a funcionar com Country House em regime de alojamento com pequeno-almoço, com o claro objetivo de tornar uma estadia numa experiência inesquecível e a repetir», continuou.

As principais características do Sharish – Monte das Estevas são «a vista deslumbrante, o conforto da casa e dos quartos, o ambiente bucólico da vida do campo incluindo o contacto livre com os animais: éguas, cabras serpentinas, cães e gatos».

Mas há mais! Existe uma parceria com uma cavaleira belga que é uma mais-valia para este turismo rural.  «Desde o início que o objetivo seria dinamizar o Monte com animais, nomeadamente cavalos. As duas éguas do Monte, a Mex (poldra) e a Holga são trabalhadas em liberdade pelo Miguel, um registo totalmente desvinculado da escola clássica de equitação. A Etologia, o respeito pelo animal e a confiança gerada, estão por base deste método. Dada a localização privilegiada junto à Serra e a falta de oferta para passeios a cavalo, a parceria com a cavaleira Barberine Duvivier permitiu a disponibilização de cinco cavalos para passeios e aulas, cujo ponto de partida é no Sharish Monte das Estevas», explica Alexandra.

«É um espaço inesquecível»

O Monte dispõe apenas de duas suites de 35m2, sendo garantida a tranquilidade e exclusividade da estadia. «Queremos que as pessoas se sintam em casa e mimadas pela atenção que lhes pode ser dada mas ao mesmo tempo com o espaço e privacidade que procuram», conta.

Algumas famílias ou amigos reservam as duas suites ficando em exclusivo no Monte, o que tem sido muito apreciado. O pequeno-almoço é composto por produtos regionais e locais sendo muito elogiado pela sua qualidade e apresentação. «É servido à mesa para conforto dos hóspedes. Pontualmente e mediante disponibilidade são servidos jantares, partilhados, e confecionados pelo Miguel», realça. «Como Estremoz e arredores tem uma excelente oferta gastronómica gostamos de aconselhar os hóspedes acerca das opções de restaurantes da região», continua.

Sítios para conhecer na região

Apesar do monte ter vários motivos para se ficar a aproveitar, que locais próximos são de interesse para os turistas? «Gostamos muito de sugerir passeios pela região, começando pela cidade de Estremoz e o seu património cultural, até um raio de 50 quilómetros onde Évora, Elvas, Monsaraz, Marvão, Borba e Vila Viçosa estão incluídos. Para quem gosta de andar a cavalo, de bicicleta ou fazer trekking, a Serra d’Ossa está apenas a 600/800 metros do Monte. Ao sábado de manhã não se deve perder o Mercado de Estremoz, seguido de um copo de vinho, como aperitivo, numa esplanada do Rossio», desvenda.

E se pudesse descrever o Sharish – Monte das Estevas em apenas uma palavra, que palavra Alexandra usaria? «É um espaço inesquecível!»

Contactos:

Página de Facebook: Sharish Portugal

Página de Instagram: Sharish.monte.das.estevas

Via Booking: Através do site

Telefones: Miguel/Alexandra – 91 747 70 70/91 6699 484

 

Textos: Andreia Costinha de Miranda

< >

Partilhar Artigo

Top