Solar Egas Moniz, uma casa de charme com enoteca em Penafiel

Solar Egas Moniz, uma casa de charme com enoteca em Penafiel

Solar Egas Moniz, uma casa de charme com enoteca em Penafiel

Artigo de André Cruz Martins

Se está à procura de um alojamento com muito charme nos arredores do Porto, o Solar Egas Moniz é uma excelente solução. Situa-se em Penafiel, a cerca de meia hora da cidade invicta e aqui vai poder descansar com todo o requinte e tranquilidade. Esta casa de turismo rural dispõe de dez quartos duplos, uma receção com biblioteca aquecida com salamandra, uma sala de pequenos-almoços e uma enoteca com sala de estar e lareira. E ainda piscina exterior, parque para crianças e horta biológica.

Todos estes serviços foram pensados para permitir dias de paz e tranquilidade no meio rural. No entanto, caso não se queira esquecer do “mundo real”, em toda a casa existe rede wireless (jardins incluídos), sem qualquer custo adicional.

Quatro tipos de quartos

Existem quatro tipos de quartos. Duplo (89 euros), duplo superior (98 euros), familiar (dois adultos e duas crianças até aos 12 anos, 116 euros) e júnior suite. Esta última, com capacidade máxima para dois adultos e uma criança até aos 12 anos, é descrita como o “ex-libris” do Solar. É o quarto com mais luz natural, possui uma varanda e uma zona lounge com vista para o vitral da casa. Os produtos de casa de banho são mais glamorosos e a decoração mais cuidada.

O farto pequeno-almoço e a enoteca

Para começar bem o dia, nada melhor do que um farto pequeno-almoço com produtos de produção local. Há sumos naturais, frutas, compotas caseiras, bolos e tartes feitas todas as manhãs, entre as 08h30 e as 11h00. O Solar Egas Moniz dispõe ainda de uma enoteca que dá grande destaque aos famosos vinhos verdes da região. E oferece também uma seleção dos melhores vinhos do país, num ambiente intimista.

Leia ainda: Freixo de Numão é uma aldeia de encantar no concelho de Vila Nova de Foz Côa

A acompanhar o vinho, são selecionados os melhores petiscos da região (presunto, queijo, melão, azeitonas, entre outros), servidos em bases de xisto que resultam da recuperação de peças antigas do solar. Para desfrutar de uma degustação de vinhos, é necessário reservar com três dias de antecedência.

Atividades em redor do solar

Existem diversas atividades bastante interessantes para realizar em redor do Solar Egas Moniz e que podem ser reservadas na receção. Há atividades equestres (a 20 quilómetros), tratamentos de SPA (a 9 quilómetros, nas Termas de São Vicente) e pode fazer rafting no Rio Paiva. Estão ainda disponíveis provas de vinhos em diversas quintas do Vale do Sousa (a 10 quilómetros) e percursos pedestres e de BTT.

A Rota do Românico

Uma atividade cultural a não perder é fazer uma visita aos monumentos da Rota do Românico. Esta rota é um percurso por 58 monumentos localizados no norte de Portugal, junto aos rios Sousa, Douro e Tâmega. Inclui mosteiros, igrejas, memoriais, pontes, castelos e torres. Em comum, a arquitetura românica caraterística desta região.

Veja também: Moura é uma bela cidade raiana com muito para descobrir

No seu conjunto, situam-se num triângulo cujos vértices são Património da Humanidade: o Porto, Guimarães e o Vale do Douro. Divide-se em três rotas que se ligam entre si por estrada, seguindo os vales dos rios. A Rota do Vale do Sousa, com 19 monumentos, é a que se situa mais perto do Solar Egas Moniz. A Rota do Vale do Tâmega tem 25 monumentos. E a Rota do Vale do Douro, entre Castelo de Paiva e Resende, conta com 14 monumentos.

Percorra a galeria e veja mais fotos do Solar Egas Moniz.

< >

Partilhar Artigo

Top