Vá de autocaravana até… ao Gerês!

Vá de autocaravana até… ao Gerês!

Vá de autocaravana até… ao Gerês!

Artigo de Redação

Os roteiros de autocaravana estão cada vez mais na moda. A expressão «levar a casa às costas» ganhou mais vida. Com o calor a chegar, nada melhor do que juntar os amigos, dar uma volta de carro e conhecer lugares desconhecidos. Portugal tem muitos recantos indicados para os aventureiros, por isso vamos dar a conhecer pontos de interesse do Gerês.

O Gerês é um dos roteiros que deve fazer se gosta de montanha e floresta. Este destino no norte do país é conhecido pelas montanhas de granito e de águas cristalinas; o rio mais vistoso é o Cávado. O Parque Nacional da Peneda-Gerês tem uma biodiversidade vasta, sendo um dos «pulmões» de Portugal, por isso é considerado pela UNESCO, reserva mundial da biosfera.

Ponte de Lima

O roteiro começa em Ponte de Lima, considerada uma das vila mais antigas de Portugal, tem características medievais. A ponte que deu origem ao nome da cidade foi construída inicialmente por romanos. Era um dos monumentos mais importantes, sendo a única passagem para o Alto Minho, até aos finais da Idade Média. A segunda parte do nome «Lima», vem do rio que passa por debaixo da ponte.

Foto retirada do site da Câmara Municipal.

 

Lindoso

Esta freguesia de Ponta da Barca, tem cerca de 1300 habitantes, que trabalham para a pastorícia e agricultura. A imagem desta aldeia é o Castelo que foi feito na Idade Média. Nunca foi utilizado para guerras, no entanto estava pronto para qualquer batalha, principalmente no período de conquistar Portugal aos castelhanos. O nome deste monumento, segundo a lenda, vem da época do Rei D. Diniz, que ao passear por aquela zona encontrou o castelo em ruínas, mandando reconstruir, ficou impressionado com tanta beleza que disse: «Tão alegre e primoroso o achou, que logo Lindoso se chamou». O Parque do Arnado é um local que tem de passar porque é ideal para a família ou namorar.

Foto retirada do site «A Senhora do Monte»

 

Campo de Gerês

Esta aldeia situada no distrito de Braga, encontra-se junto à Mata da Albergaria. A Igreja matriz é o ponte de interesse desta aldeia, feita na época medieval. Perto desta aldeia, Vilarinho das Furnas há outra localidade que em 1972 ficou submersa devido à construção de uma barragem. Para chegar a este lugar vai passar pela Serra Amarela e a Aldeia de Brufe que são lugares pouco conhecidos.

Foto retirada do site Maravilhas do Gerês.

Vilar da Veiga

É uma freguesia que faz parte do concelho de Terras de Bouro, delimitada pelo Rio caldo. A aldeia parece que vai «cair» para o rio. Para descansar pare no Parque de Campismo Ponte Saltos, mas até chegar a esta aldeia passa por duas cascatas: Portela do Homem e a do Leonte. Passa pela Mata da Albergaria, que não se pode parar ou estacionar, por isso aconselhamos a ir de bicicleta ou a pé. A vila do Gerês, a cascata do Arado e o Miradouro da Pedra Bela, são sítios onde obrigatoriamente tem de parar.

Foto retirada do site Maravilhas do Gerês.

 

Terras de Bouro

O fim do roteiro é no concelho de 14 freguesias, incluindo Campo do Gerês e Vilar da Veiga. Este lugar também rodeado pelo mar e pela serra, pode encontrar vestígios arquitetónicos, aldeias rurais como a cima referido, albufeiras, cascatas, lagoas e miradouros para ver toda a Serra e Parque Nacional da Peneda Gerês.

Foto retirada do site Escapada Rural

 

Autocaravanas

Se não tem um veículo para fazer este roteiro deixamos três sites onde pode alugar uma autocaravana:

-Autocaravanas em Portugal

-West Coast

-Caravan For Fun

 

Partilhar Artigo

Top