Valença recebe festival gastronómico dedicado à lampreia

Valença recebe festival gastronómico dedicado à lampreia

Valença recebe festival gastronómico dedicado à lampreia

Artigo de Redação

Gosta de lampreia? Está ai mais uma edição do Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, de 15 a 17 de março, na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, no concelho de Valença. Esta é a oportunidade para saborear cinco sabores da lampreia. Arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca. Se estiver a pensar planear uma escapadinha nas próximos tempos, aqui tem a desculpa perfeita para rumar ao Minho.

No prato cinco sabores é possível saborear as cinco formas confecionadas neste festival. Em separado há lampreia para todos os gostos, sempre com a marca da tradição local; arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca.

Oportunidade ideal para deliciar-se com uma boa lampreia

A arte de preparar a lampreia tem saber, tradição e uma mão cheia de segredos. Cozinheiros especializados, verdadeiros guardiões de saberes, que tem passado de geração para geração, são os artífices destes manjares. Este festival é uma excelente oportunidade para deliciar-se com uma boa lampreia do rio Minho considerada, pelos especialistas, a melhor do mundo.

Leia ainda: Os 10 locais mais assustadores em Portugal

Em Valença a pesca à lampreia é artesanal, desenvolvida sobretudo pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo. As redes de tresmalho retiram do rio a lampreia vivaça e com toda a qualidade. Pescada nas últimas semanas a lampreia estagia já nos tanques da Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por “bater a lampreia”, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.

Aliada à tradição e aos emblemáticos cinco pratos, que fazem a história deste festival, os visitantes tem a oportunidade de descobrir as novas tendências de confeção da lampreia. Durante os três dias estão programados um showcooking e degustação de lampreia.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Valença.

< >

Partilhar Artigo

Top