Ao Pé do Mundo – Caminhadas e Passeios Pedestres

Ao Pé do Mundo – Caminhadas e Passeios Pedestres

Ao Pé do Mundo – Caminhadas e Passeios Pedestres

Artigo de Redação

Sabe o que significa pedestrianismo? É o desporto de todos os que andam a pé. E como cada vez há mais pessoas a gostarem desta atividade, eis que surgiu o projeto «Ao Pé do Mundo».

Esta ideia foi criada por um grupo de jovens unidos pela paixão pela Natureza, que usa o pedestrianismo como forma de encetar um contacto mais próximo do meio sem que este se ressinta. As caminhadas estão ao alcance de qualquer um – não importa a condição física – e permitem entrar num maravilhoso mundo que não pode ser descoberto de outra forma que não esta: silenciosa, não invasiva e, simultaneamente, saudável.

Os percursos do grupo «Ao Pé do Mundo» são adaptados ao ritmo de cada interveniente e têm como objetivo partilhar algumas das áreas mais surpreendentemente belas do país.

Desta forma, a equipa deste projeto organiza caminhadas por várias zonas (em especial destaque para a margem sul do Tejo).

Os guias «Ao Pé do Mundo», Luís Cabrita e Zito Colaço

I LOVE TREES PORTUGAL

Já imaginou durante essas caminhadas ficar a conhecer os vários tipos de árvores que existem durante esse percurso? É algo que também é possível neste projeto.

Há mais de dez anos nascia na Mata dos Medos, na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, o Love Trees Project. O principal objetivo sempre foi o de sensibilizar e alertar a população para a defesa do ambiente.

Mais de uma década dedicada a uma causa, com muito trabalho no terreno. Ações de formação, cursos, workshops, conferências, debates, caminhadas, exposições e uma atenção especial para as vertentes didática e pedagógica através da sensibilização ambiental de professores e turmas dos ensinos preparatório e secundário, bem como alunos com necessidades especiais.

Neste período de tempo, houve também um amplo diálogo com o meio académico e científico, tendo sido constante a colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a presença de biólogos, etólogos e antropólogos nas actividades.

Registado em fotografia

A simbolizar estes mais de dez anos de trabalho e dedicação, o fotógrafo Zito Colaço, mentor do projecto, lançou o livro Árvores e Pedras de Portugal, um registo fotográfico e artístico, mas também patrimonial, inédito no nosso território.

Se quiser fazer uma caminhada e conhecer a natureza da melhor forma possível entre em contacto com a equipa do Ao Pé do Mundo – Caminhadas e Passeios Pedestres através do e-mail aopedomundo@gmail.com

Partilhar Artigo

Top