Exposição Ilustranímia: Seis personagens que cruzam o passado com o futuro olissiponense

Exposição Ilustranímia: Seis personagens que cruzam o passado com o futuro olissiponense

Exposição Ilustranímia: Seis personagens que cruzam o passado com o futuro olissiponense

Artigo de Redação

São as vistas do Gourmet Experience do El Corte Inglés que inspiram Alberto Quintas. Quintas homenageia as personagens tão incontornáveis na história da cidade que foram imortalizados na toponímia. Do melhor terraço de Lisboa, avistam-se seis personagens que cruzam o passado com o futuro olissiponense, na exposição Ilustranímia.

Ramalho Ortigão, o escritor viandante, amigo chegado de Eça, com quem escreveu «As Farpas» e o incontornável «O Mistério da Estrada de Sintra». Sidónio Pais, controversa figura que foi Militar, Ministro, Embaixador, Presidente da República e Professor Universitário de Cálculo Diferencial e Integral, não necessariamente por esta ordem, a quem Fernando Pessoa dedicou um poema-elogio fúnebre.

Tomás Ribeiro, advogado, Presidente da Câmara (Tondela), Deputado, Par do Reino, Ministro, Governador Civil, Secretário-Geral do Governo nas Índias Portuguesas e Embaixador do Brasil. A par de tudo isto era, principalmente, jornalista e escritor ultra-romântico, deixando uma vastíssima obra. Frederico Ressano Garcia, engenheiro e professor de engenharia a quem se devem a maior expansão e renovação de Lisboa, ocorrida nos finais do Séc. XIX.

A ele se devem o planeamento e construção da Av. Da Liberdade, Marquês de Pombal, Av. 24 de Julho, o bairro de Campo de Ourique e a Linha Ferroviária de Lisboa-Sintra. Fialho de Almeida, médico que nunca praticou por se ter dedicado, de corpo e alma, ao jornalismo e à escrita pós-romântica.

Mesmo quando, nos últimos anos da sua vida, volveu ao seu Alentejo-natal para se tornar lavrador. António Augusto de Aguiar, lisboeta de gema, professor, político, cientista e grão-mestre da Maçonaria Portuguesa. Criou escolas profissionais, museus industriais e comerciais, destacou-se como homem da ciência e a ele se deve o melhoramento substancial do vinho português.

Todos eles adquirem agora uma nova dimensão, à luz da interpretação de Alberto Quintas. Repare-se nos pequenos detalhes. Esta zona de Lisboa nunca mais será a mesma.

A exposição estará patente de 4 a 31 de julho  no Gourmet Experience do El Corte Inglés.

 

Sobre Alberto Quintas

As suas criações passam por nós desde o tempo em que revistas como a «100% Jovem» fazia as delícias dos adolescentes portugueses. Depois, crescemos e habituámo-nos a sonhar com a «Blue Travel», a estimular o conhecimento com a «Grande Reportagem», a projectar um futuro com a «Arquitectura e Vida». Pela Agência DUDA Portugal e, agora, na BBDO, como Art Director, Graphic Designer e Ilustrator, a pena do Quintas está em tanto do que vemos no Pingo Doce, Água das Pedras e Super Bock. A imagem dos festivais Outfest e Outjazz também são da sua autoria.

Contactos

Nome da exposição: Ilustranímia

Autor: Alberto Quintas

Local: Gourmet Experience do El Corte Inglés

Data: de 4 a 31 de julho

Instagram Alberto Quintas: @kintasilustra

Facebook Alberto Quintas: https://www.facebook.com/kintasilustra

 

< >

Compartilhe o artigo

Top