Passos de Memória – Trilho da Ribeira Lima (Percursos do Homem e do Garrano)

Passos de Memória – Trilho da Ribeira Lima (Percursos do Homem e do Garrano)

Passos de Memória – Trilho da Ribeira Lima (Percursos do Homem e do Garrano)

Artigo de Redação

Dia 24 de março, realiza-se mais um percurso «Passos de Memória», com a designação de Trilho da Ribeira Lima (Percursos do Homem e do Garrano) – PR25, integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município.

A Rede Municipal de Percursos Pedestres de Viana do Castelo é mais do que uma ementa de trilhos de mar, rio e de montanha. Pé ante pé, leva o caminhante ao encontro de si mesmo, através da relação com a natureza e com as idiossincrasias das comunidades locais.

Este percurso passa por várias freguesias do concelho de Viana do Castelo (Lanheses, Vila Mou, Torre, Cardielos, Serreleis, Santa Marta de Portuzelo e Meadela) , e revela a riqueza paisagística, ecológica e cultural destas freguesias. Como este trilho é mais longo (no total serão percorridos 18 Km), será necessário levar um reforço alimentar, privilegiando comida leve, fruta e água nos seus mantimentos. Será disponibilizado autocarro, que estará às 9:00 no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA (Argaçosa), para levar os participantes inscritos para o ponto de início do Percurso (Lanheses).

Pontos de interesse

Largo da Seara, Ponte de Linhares, Parque Verde de Lanheses, Embarcadouro de Lanheses, Observatório de Aves, Embarcadouro da Torre, Quinta de Santo Isidoro, Galeria Ripícola, Quinta da Torre (Dom Sapo), Embarcadouro de Barco do Porto, Zona de Lazer da Preguiça, Embarcadouro de Tira Vau, Embarcadouro do Pinheiro, Salinas de Portuzelo, Castelo de Portuzelo, Marco do Morgadio de Paredes da Família dos Bezerras, Ínsuas do Lima, o sargaço e o sal , Embarcadouro da Argaçosa, Parque Ecológico Urbano.

Informações adicionais sobre o Trilho

Nome do Percurso: PR 25 – Trilho da Ribeira Lima (Percursos do Homem e do Garrano)
Tipo de Percurso: Pequena Rota
Localização: várias freguesias (Lanheses, Vila Mou, Torre, Cardielos, Serreleis, Santa Marta de Portuzelo e Meadela)
Distância: 18 Km
Hora de início: 9:00
Duração: 5 horas (a duração do percurso poderá sofrer alterações em função do ritmo de andamento do grupo e eventuais paragens)
Grau de Dificuldade: fácil
Âmbito do Percurso: Paisagístico/ Ecológico/ Cultural
Ponto de encontro: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA (41°41’48.61″N – 8°49’5.33″W), às 9h00, onde o autocarro estará para levar os participantes até Lanheses (ponto de início do percurso, Largo da Seara – Lanheses – 41°44’2.73″N – 8°40’28.69″W)
Ponto de chegada: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA (41°41’48.61″N – 8°49’5.33″W)
Entidade Promotora: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Colaboração: Live Out Life, Lda.

Inscrições limitadas.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do preenchimento de um formulário disponível online através do link: http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/passos-de-memoria-inscricao

O formulário de inscrição encontra-se disponível no referido link a partir do dia 15 de março (quinta-feira), às 13h00.

Mais informações através do telefone: 258 809 350 ou do e-mail: sturismo@cm-viana-castelo.pt

Partilhar Artigo

Top