15 locais Património Mundial da UNESCO para descobrir em França

15 locais Património Mundial da UNESCO para descobrir em França

15 locais Património Mundial da UNESCO para descobrir em França

Artigo de Redação 23-02-2022

23-02-2022


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) usa cinco programas para alcançar os objetivos a que se propõe, sendo a cultura um desses programas. Desse programa, surgiu a proteção dos bens culturais do mundo. A França, neste momento, tem mais de 40 locais que fazem parte do Património Mundial da UNESCO. Vamos partilhar consigo 15 desses locais.

1. Monte de Saint-Michel

O Monte de Saint-Michel (e a sua baía), localizado na Bretanha, foi o primeiro local a fazer parte da lista do Património Mundial, tendo sido adicionado em 1979 e estendido em 2007. Este monte atrai visitantes todos os anos, vindos do mundo inteiro, e é um dos locais mais visitados de França, se não o mais visitado. No local conseguirá ver o Monte de Saint-Michel que se ergue no centro da baía e a cidade medieval que se encontra rodeada por muralhas. Sem dúvida, um sítio para explorar e se encantar.

2. Palácio de Versalhes e Parque

Este bem cultural foi adicionado à lista no ano de 1979, no mesmo ano do Monte de Saint-Michel, e está localizado na Ilha de França. O Palácio de Versalhes é uma autêntica obra de arte que conta com a mão de vários arquitetos, escultores, decoradores e paisagistas.

3. Sítios pré-históricos e grutas decoradas do vale do Vézère

Este bem cultural encontra-se na Nova Aquitânia e foi adicionado à lista da UNESCO em 1979. Os sítios pré-históricos do vale do Vézère têm cerca de 147 locais arqueológicos e 25 grutas. Se o seu interesse está na pintura parietal, recomendamos a visita às grutas de Lascaux.

4. Palácio e Parque de Fontainebleau

Adicionado à lista no ano de 1981, este bem cultural está situado no coração de um bosque da Ilha de França. Este palácio foi usado, em tempos, como pavilhão de caça, mas, posteriormente, foi ampliado e embelezado pelo Rei Francisco I. O Palácio e Parque de Fontainebleau parece saído de um filme com a sua mistura entre a arte do Renascimento e a arte típica de França.

5. Teatro Antigo e seus arredores e Arco do Triunfo de Orange

Este bem cultural está localizado na cidade de Orange, no Vale do Ródano, e foi adicionado à lista no ano de 1981. Este teatro é um dos teatros romanos que se encontra em melhor estado de conservação, quando comparado ao resto do mundo.

6. Place de la Carrière e Place d’Alliance em Nancy

Os Place de la Carrière e Place d’Alliance em Nancy foram adicionados à lista do Património Mundial da UNESCO no ano de 1983. Esta região é um excelente exemplo de uma capital moderna.

7. Ponte do Gard

A grande beleza desta ponta está nas três arcadas sobrepostas. A Ponte do Gard foi adicionada à lista no ano de 1985 e está localizada em Ocitânia.

8. Catedral de Bourges

A Catedral de Bourges, situada no Vale do Loire, é um excelente exemplo da arte gótica! Este monumento incrível foi adicionado à lista do Património Mundial da UNESCO em 1992.

9. Pirenéus – Monte Perdido

Ao contrário do que acontece com os pontos anteriores, os Pirenéus são um bem cultural partilhado com outro país, a Espanha. Este bem cultural foi adicionado à lista no ano de 1997.

10. Cidade fortificada histórica de Carcassonne

Esta cidade fortificada encontra-se numa colina e é um excelente exemplo de cidade medieval fortificada. Esta obra de arte cultural foi adicionada à lista da UNESCO no ano de 1997.

11. Bordéus, Porto da Lua

Bordéus foi adicionada à lista no ano de 2007. O centro histórico desta região é o que mais se destaca, mas o Porto da Lua (porto de Bordéus) também não fica nada atrás. Bordéus é a segunda cidade francesa com mais monumentos históricos.

12. Cidade Episcopal de Albi

Esta cidade encontra-se no sudoeste de França e foi adicionada como bem cultural no ano de 2010.

13. Grandes cidades termais da Europa

França é um dos países que tem uma cidade que pertence ao grupo de grandes cidades termais da Europa e que foi adicionada em 2021. Outros países que compartilham esta inscrição nesta lista são a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a República Checa, a Itália e o Reino Unido.

14. Farol de Cordouan

O Farol de Cordouan também foi adicionado recentemente à lista, no ano de 2021. Além de uma arquitetura incrível e repleta de influências, este farol é um testemunho da modernização e avanços científicos existentes no século XVIII.

15. Nice

Por último, a cidade de Nice. Esta foi adicionada como bem cultural em 2021 e está situada perto da fronteira com Itália.

Já visitou algum deles?

Partilhar Artigo