5 dos melhores parques nacionais para visitar nos EUA e no Canadá

5 dos melhores parques nacionais para visitar nos EUA e no Canadá

5 dos melhores parques nacionais para visitar nos EUA e no Canadá

Artigo de Redação 20-09-2021

20-09-2021


Vai ter a possibilidade de passar uma boa temporada nos Estados Unidos da América ou no Canadá? Se assim for aconselhamos a que tire pelo menos dois dias para visitar um dos magníficos parques nacionais destes países na América do Norte. Vai poder deliciar-se com paisagens deslumbrantes, montanhas de grande altitude e lagos muito bonitos. Venha connosco à descoberta destes paraísos na Terra.

Parque Nacional do Grand Canyon (Arizona, EUA)

Este é o mais famoso dos parques nacionais dos Estados Unidos. Deve o seu nome aos canyons coloridos que foram esculpidos pela força das águas ao longo dos séculos. Destaca-se pela grande quantidade de miradouros dos quais é possível ter vistas deslumbrantes.

Leia ainda: Nova Orleães, a vibrante cidade do jazz banhada pelo Mississippi

A parte sul do parque é a mais visitada e com melhores infraestruturas. Mas a parte norte, mais selvagem e com maior altitude, também vale a pena ser conhecida. Ambas ficam a cerca de quatro horas de distância de Las Vegas. A parte oeste do Grand Canyon não faz parte do parque nacional. Esta área é uma reserva que pertence aos índios da tribo Hualapai. Pode ser visitada, mas é proibido tirar fotografias.

Parque Nacional Great Smoky Mountains (Carolina do Norte, EUA)

Este parque é visitado em média por qualquer coisa como 9 milhões de turistas por ano. É impossível não ficarmos deslumbrados com o cenário idílico. Existem mais de 1000 espécies de árvores, cerca de 200 espécies de aves e muitos ursos. O ex-líbris do Parque Great Smoky Mountains é o miradouro a mais de 2 mil metros de altura, situado no ponto mais alto de todo o parque. É possível acampar numa zona específica, por número limitado de dias. E dois dos melhores programas são as excursões guiadas de bicicleta e cavalo.

Parque Nacional Banff (Canadá)

É o mais antigo parque nacional do Canadá, tendo sido estabelecido em 1885. Está integrado no Parque Nacional das Montanhas Rochosas e foi declarado Património da Humanidade pela Unesco em 1984. No meio do parque fica a bonita cidade de Banff, no vale do Rio Bow.

Veja também: Alasca, os glaciares que tem de visitar antes que seja tarde e outras maravilhas incríveis

Destaca-se pelas paisagens montanhosas deslumbrantes e pelos lagos de grandes dimensões. Os lagos mais famosos ficam na região de Lake Louise, a 60 quilómetros de Banff). Existem duas estradas cénicas, ideais para uma road trip. A Lake Minnewanka Loop Drive, com 24 quilómetros de extensão e que passa pelos lagos mais bonitos. E ainda a Vermillion Lakes Drive, uma estrada pequena bastante próxima do centro de Banff.

Parque Nacional Wood Buffalo (Canadá)

Este é o maior parque natural do Canadá e a sua área é do tamanho da Suíça. Destaca-se pela grande variedade de fauna e flora. Foi criado para proteger os búfalos americanos, que estavam ameaçados de extinção. Também há ursos negros, raposas, lobos, alces, castores, entre muitos outros animais.  Na parte sul do Parque Nacional Wood Buffalo vai encontrar o delta dos rios Peace e Athabasca. Trata-se de um dos maiores deltas de água doce do mundo, no qual confluem os fluxos migratórios de muitas espécies de aves.

Parque Nacional Death Valley (California e Nevada, EUA)

Este é um dos maiores parques nacionais dos Estados Unidos e fica em pleno deserto. Tem 1,34 milhões de hectares com dunas de areia do tamanho de montanhas. Foi aqui que foi registada a mais alta temperatura de sempre (56,6 graus em julho de 1936) e por ser o local mais seco da América do Norte.

Sugerimos que acorde bem cedo, de modo a observar o nascer do sol em Zabriskie Point. Pode ainda fazer uma caminhada de 5 quilómetros, de ida e volta, que atravessa o sinuoso Golden Canyon. Ou uma caminhada mais curta, de 1,5 quilómetros, também ida e volta até a Natural Bridge. Trata-se de uma formação rochosa impressionante.

Percorra a galeria e veja mais fotos destes parques.

< >

Partilhar Artigo