6 mitos e medos sobre aviões que não têm razão de ser

6 mitos e medos sobre aviões que não têm razão de ser

6 mitos e medos sobre aviões que não têm razão de ser

Artigo de Redação 27-05-2023

27-05-2023


Muitas pessoas têm verdadeiro pânico de andar de avião e só o fazem quando não têm mesmo outra alternativa. Seja pelo medo de estar a tão alta altitude, por receio de falhas de segurança da aeronave, ou, simplesmente, por estarem fechadas num espaço de pequenas dimensões durante viagens que podem durar muitas horas. A verdade é a história prova que não existem razões para tanto receio. São muito raros os desastres aéreos e as falhas de segurança, quando acontecem, raramente colocam em causa a segurança dos passageiros. A conceituada revista norte-americana “Reader’s Digest” desmontou alguns mitos e medos que subsistem nos dias de hoje a respeito dos aviões.

O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo

Há inúmeros filmes no cinema com cenas de pânico a bordo de aviões e volta e meia surgem notícias da queda de aeronaves. Não vamos dizer que é 100 por cento seguro andar de avião, mas está mais do que provado de que se trata do meio de transporte mais seguro do mundo. Estatísticas apresentadas pela Aviation Safety Network mostram que apesar de haver cada vez mais viagens de avião,, o número de acidentes fatais tem diminuído.

Leia ainda: As 3 coisas que tem de fazer quando sai do avião

As portas de emergência não podem ser abertas durante o voo

É possível que já tenha ouvido histórias de passageiros que ameaçaram sair do avião por uma porta de emergência. A verdade é que isso é impossível. Pois as portas das aeronaves comerciais não podem ser abertas em pleno voo, pois isso exigiria uma “força sobre-humana”. E asseguramos que nem sequer o homem mais forte do mundo conseguiria fazê-lo.

Os raios não provocam a queda de aviões

É verdade que existem condições climáticas adversas que dificultam a pilotagem do avião, especialmente o vento muito forte. No entanto, é completamente falso que as tempestades provoquem as quedas das aeronaves. A verdade é que os as aeronaves são fabricadas para aguentar o impacto de uma descarga elétrica. E isto sem sofrer danos, nem colocar em risco a segurança do voo.

O ar condicionado é renovado de três em três minutos

Muitas pessoas pensam que o ar condicionado da cabine pode ser prejudicial à saúde. Por estarmos num espaço muito fechado, fazendo circular os germes de todos os passageiros. A verdade é que não faz pior do que qualquer outro ar condicionado e tem uma importante vantagem: o ar é renovado de três em três minutos e passa por filtros que removem quase totalmente as bactérias.

Veja também: 6 curiosidades que desconhece sobre viagens de avião

As máscaras de oxigénio têm mesmo utilidade

Há quem pense que as máscaras de oxigénio só servem para aquela explicação inicial dos tripulantes sobre os procedimentos de segurança. A verdade é que existe mesmo oxigénio disponível para todos os passageiros. E, em caso de despressurização da cabine, as máscaras caem do teto com capacidade de atuarem durante 15 minutos. Entretanto, isso dará tempo ao avião para descer até uma altitude em que as máscaras já não serão necessárias.

Manter o telemóvel desligado mas não pela razão que pensamos

Manter o telemóvel ligado durante a descolagem e aterragem não interfere com a condução do avião. A verdadeira explicação para sermos obrigados a desligar os telefones é que temos de estar com muita atenção durante o momento em que o avião levanta voo e poisa o solo. Isto para o caso de acontecer algum problema que exija a nossa ação.

Partilhar Artigo