A ponte que se transformou num condomínio ecológico

A ponte que se transformou num condomínio ecológico

A ponte que se transformou num condomínio ecológico

Artigo de Luís Correia 28-11-2018

28-11-2018


Provavelmente já ouviu a expressão “dormir debaixo da ponte”, mas isso não o levou a fazê-lo. Mas se houvesse uma ponte que fosse um condomínio ecológico?

Pode parecer estranho uma ponte virar um condomínio, mas aconteceu na antiga Ponte Lekbrug, na cidade de Vianen, na Holanda. Este viaduto foi construído em 1936, no entanto desde de 2004 que nenhum veiculo tem autorização para passar neste local.

Ao acontecer este “abandono”, o mais provável que devia ter acontecido seria a destruição, no entanto, ela tinha outro propósito de “vida”. Parece estranho, mas o atelier de arquitetos Cepezes conseguiu transformar a passagem em algo útil para a população. Ou seja, criaram um condomínio ecológico no tabuleiro abandonado.

A base dos apartamentos é a própria estrutura da infraestrutura, sendo que ela terá zero emissões de energia e daí ser um condomínio ecológico. Terá também espaços verdes, sem impacto ambiental, um refeitório e um centro de conferências. Pode até ser uma casa fora do normal e, por isso, poderá ser uma das mais interessantes para morar.

Percorra a galeria e apaixone-se por esta infraestrutura transformada em casa.

< >

Partilhar Artigo