As regiões portuguesas e mundiais mais citadas na música

As regiões portuguesas e mundiais mais citadas na música

As regiões portuguesas e mundiais mais citadas na música

Artigo de Redação 26-02-2018

26-02-2018


Havana é a inspiração para a canção de mesmo nome, de Camila Cabello, que atualmente ocupa o topo global das paradas de sucesso. Mas além da enigmática capital de Cuba, quais são as cidades que mais vezes inspiraram canções em todo o mundo? E quais cidades portuguesas são as principais musas inspiradoras do país?

Para descobrir, Holidu o portal de comparação para casas de férias, elaborou em colaboração com o Musixmatch, o maior catálogo de letras do planeta: o Ranking das cidades Portuguesas e do mundo que mais vezes foram mencionadas em músicas.

Ao pesquisar entre mais de 14 milhões de letras, foi possível descobrir quais as cidades, entre as mais de 300, são as mais mencionadas nas letras das canções. As menções de cada cidade foram pesquisadas em seis idiomas diferentes. Para Lisboa, por exemplo, foram pesquisados também «Lisbon», «Lissabon», «Lisbona». Além top 10, Holidu, selecionou também algumas das músicas mais emblemáticas sobre cada cidade no ranking e o artista que as canta.

«As cidades não são apenas constituídas por edifícios e ruas, sua essência é alimentada sobretudo pelas histórias que elas contam. As cidades inspiram artistas que as mencionam em seus versos ou até mesmo lhes dedicam músicas inteiras. Cada cidade tem uma personalidade própria, seus mistérios e é capaz de evocar emoções diferentes: Ibiza, Rio de Janeiro, Paris ou Coimbra, cada uma tem uma associação muito particular»,comenta Max Ciociola, CEO e co-fundador do Musixmatch. Além disso «muitos fãs de música querem viajar pelos caminhos dos seus ídolos: Alguns vão em peregrinação à propriedade de Elvis Presley em Memphis, ou seguem os passos de Edith Piaf em Paris… Milhares de lugares foram imortalizados e/ou se tornaram populares graças à música», diz Fernando Esteves, porta-voz de Holidu.

Lisboa, Coimbra e Sintra: O Top 3 das regiões portuguesas mais populares na música

1. Lisboa
O topo do pódio em Portugal não poderia ser ocupado por outra cidade, Lisboa que deu ao mundo o fado, o estilo musical que em 2003 alcançou a categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, reina absoluta como a cidade portuguesa que mais vezes inspirou músicas. Um total de 538 canções celebram a beleza e importância da capital do país.

2. Coimbra
A cidade famosa por seus estudantes que provem de diferentes partes do país e trazem com eles uma enorme diversidade de gostos musicais, aparece em segundo lugar no ranking com 49 canções.

3. Sintra
O terceiro lugar é ocupado por Sintra, que com seus castelos, jardins e panoramas que parecem saídos diretamente de um conto de fadas, já inspirou 44 canções.

O ranking mundial é liderado por Nova York e seguido por Londres e Paris

A nível mundial, os Estados Unidos lideram, com 5 cidades entre 10 mais mencionadas em canções, porém a Europa segue de perto com 4 cidades. Embora Nova York seja a clara vencedora do ranking com mais de 30 mil menções! Paris e Londres, nomeadas mais de 20.000 e 15,000 vezes respetivamente, completam o pódio à frente de outra cidade europeia, Roma, que
com seu quarto lugar fortalece a importância do velho continente na música. Todas elas superam grandes ícones da cena musical, como Nova Orleans ou Miami, que ocupam o quinto e sexto lugar com 8798 e 7809 menções. O sétimo lugar vem com a capital alemã com 6.267 menções, à frente de Atlanta e Houston que possuem 4834 e 4737 citações. O último lugar no top 10, sendo a única cidade não europeia ou americana na lista, é para Tóquio, que tem 4.719 menções. No Ranking mundial Lisboa é 57º, atrás de Glasgow e a frente de cidades como Munique e Lyon.

Considerando-se apenas a Europa, Roma completa o top 3

Depois de Paris, Londres, Roma e Berlim, as cinco principais cidades europeias da música são Milão que ocupa o quinto lugar, Viena, em sexto, Amsterdão em sétimo, Madrid em oitavo, Veneza em nono e Barcelona em décimo lugar.

Metodologia
O estudo foi realizado procurando por correspondências exatas de cada nome da cidade na letra ou no nome da música no Musixmatch database, o maior catálogo mundial de letras de músicas. Para o ranking internacional, as cidades foram selecionadas em todo o mundo, bem como aquelas com mais de 1000 menções nos rankings nacionais (Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Brasil e Estados Unidos) e traduzidas para 6 idiomas (Espanhol, inglês, alemão, italiano, português e francês) para contar as menções totais em cada idioma. Para o ranking nacional, as menções de cada cidade foram usadas apenas na língua principal do país. Algumas cidades tiveram que ser excluídas devido à sua correspondência com substantivos, verbos ou outras cidades em uma ou mais línguas que podem não refletir a intenção do autor de mencionar a música (Porto, por exemplo é uma palavra comum tanto no português quanto no espanhol e nem sempre é usada apenas para se referir à cidade Portuguesa e, portanto, teve que ser excluída da análise). Nós permanecemos à sua disposição por e-mail ou telefone para qualquer dúvida ou consulta. Agradeceríamos se você incluísse um link para o nosso site.

< >

Partilhar Artigo