As válvulas do automóvel estão gastas? Saiba como verificá-las e ajustá-las corretamente

As válvulas do automóvel estão gastas? Saiba como verificá-las e ajustá-las corretamente

As válvulas do automóvel estão gastas? Saiba como verificá-las e ajustá-las corretamente

Artigo de Redação 13-02-2020

13-02-2020


As válvulas estão constantemente em movimento e, como peças mecânicas, desgastam-se lentamente. A seguir, explicaremos como verificar o estado das válvulas e como ajustá-las. Também apresentaremos algumas instruções para trocar as válvulas gastas.

Verificar as válvulas do motor

Normalmente, as válvulas do motor de quase todos os veículos estão ajustadas à vida útil expectável do carro em questão. No entanto, podem desgastar-se prematuramente devido ao uso excessivo ou a um defeito. Por isso, devem ser verificadas regularmente. É importante analisar a impermeabilidade das válvulas, pois, caso contrário, não haverá combustão limpa. Isto normalmente causa maior consumo de óleo ou perda de desempenho do veículo. Na pior das hipóteses, é possível que o calor da câmara de combustão afetem as outras zonas do compartimento do motor.

Pode ser difícil para uma utilizador comum realizar trabalho nas válvulas.Mesmo as menores falhas podem influenciar bastante a funcionalidade e a combustão do motor. Se não tiver a experiência necessária, verifique se as válvulas apresentam grandes danos externos, como rachas ou se o desgaste já é visível. Esta verificação pode ser consequência de uma suspeita, por exemplo, se ouvir ruídos estranhos vindos do compartimento do motor ou quando o veículo tiver perda de potência. Uma revisão mais detalhada pode ser realizada em oficinas profissionais, como parte de grandes revisões. Durante a verificação completa do seu carro, pode solicitar peças de automóvel originais na loja online autopecasstore.pt.

Ajustar as válvulas

Ainda mais importante para a combustão limpa e o bom funcionamento do motor é um ajuste ocasional das válvulas e da folga das válvulas. Isso também é verdade para aqueles que estão fisicamente intactos e não sujeitos a alto desgaste. Para ajustar as válvulas, precisa de saber como as válvulas abrem e fecham através da árvore de cames e quais as condições que surgem no processo.

Geralmente, não se pode dizer que há valor comum que estabelece uma folga ideal entre a válvula (motor) e a sua alavanca oscilante. Na maioria dos modelos, este valor não deve exceder meio milímetro. Os valores de orientação podem ser encontrados no manual de instruções da viatura, ou entrando em contacto com o fabricante. O ajuste é realizado por meio de um parafuso na alavanca lateral das árvores de cames com as porcas de fixação relevantes.

Partilhar Artigo