Crédito para viajar? 3 coisas que deve fazer antes

Crédito para viajar? 3 coisas que deve fazer antes

Crédito para viajar? 3 coisas que deve fazer antes

Artigo de Redação 22-11-2022

22-11-2022


Com o Natal e o final do ano à espreita, muitas pessoas aproveitam para tirar alguns dias de férias, descansar, desfrutar da família e até fazer uma viagem. Neste artigo, falamos sobre o crédito para viagem e o que deve fazer antes de pedir este tipo de empréstimo. Nem sempre temos dinheiro disponível para fazer a viagem com que sonhámos. E aquelas oportunidades de última hora? As malas até já estão feitas, o problema é o financiamento… Para que a falta de dinheiro não seja um motivo para ficar em terra, preparámos este artigo, onde falamos sobre a utilização de crédito pessoal para pagar viagens e o que deve fazer para garantir que umas férias não prejudicam a sua vida financeira.

É possível pedir um crédito para viajar? Sim, é possível. Se quer viajar, mas não tem dinheiro suficiente disponível para cobrir todas as despesas, pode pedir um crédito pessoal para pagar os custos da viagem e alojamento. Mas no que consiste um crédito pessoal? O crédito pessoal é um produto financeiro que permite ter acesso a financiamento para diversas situações: fazer obras, investir na formação académica, pagar uma viagem, etc. É um tipo de empréstimo cujo processo envolve pouca burocracia e é bastante célere: ideal para as viagens de última hora! Se pondera pedir um empréstimo para fazer uma viagem, existem três passos importantes a tomar antes de avançar para o pedido de crédito:

1º: Calcule a sua taxa de esforço

Sabe do que estamos a falar? A taxa de esforço resulta da relação entre o seu rendimento mensal líquido e o total de encargos mensais. A fórmula é simples: [total de encargos / rendimento mensal líquido] x 100 = Percentagem de Taxa de Esforço. A maioria das entidades financeiras estabelece 50% como a taxa de esforço mais alta que um cliente pode ter para aceder ao crédito pessoal. No entanto, numa altura em que as taxas de juro não param de aumentar e o custo de vida é cada vez mais alto, recomenda-se que esta não seja superior a 30%. Assim, está a garantir que mantém a capacidade de cumprir as suas responsabilidades financeiras, no futuro.

2º: Faça uma simulação online

De seguida, deve fazer uma simulação de crédito pessoal. Um simulador permite-lhe ter uma ideia da prestação mensal e de quanto ficará o custo total do empréstimo. A Credibom disponibiliza um simulador virtual onde, com poucos cliques, poderá simular um crédito pessoal com valores entre os 2500€ e os 75000€ e um prazo de pagamento de até 84 meses. Para fazer a simulação, não precisa de documentação: os únicos dados que lhe serão solicitados são o nome, o email e o número de telemóvel.

3º: Analise as condições do crédito

Por muito que queira viajar, não deixe que umas férias tenham um impacto negativo no futuro. Depois de fazer uma simulação e calcular a taxa de esforço, e antes de assinar a documentação e fazer as malas, é importante conhecer todas as condições do empréstimo. Como? Analisando a Ficha de Informação Normalizada (FIN). Qualquer entidade financeira que lhe proponha condições contratuais para um crédito é obrigada a apresentar a FIN, que obedece a um formato universal entre as várias instituições financeiras portuguesas. Na FIN, constam:

• O montante total do empréstimo
• O prazo e condições de reembolso
• As garantias e condições de reembolso antecipado
• A TAN, as comissões e a TAEG

Pronto para embarcar?

Não há como errar: se cumpriu os três passos acima indicados, está preparado para pedir o seu empréstimo. Apresente a documentação requerida e aguarde a conclusão do processo de avaliação. Este processo é célere e, habitualmente, não leva mais do que algumas horas. Enquanto espera, que tal ir fazendo as malas?

Partilhar Artigo