De volta à idade das cavernas na Capadócia? Sim, mas com luxo

De volta à idade das cavernas na Capadócia? Sim, mas com luxo

De volta à idade das cavernas na Capadócia? Sim, mas com luxo

Artigo de Redação 25-04-2022

25-04-2022


A região da Capadócia, na zona central da Turquia, é conhecida pela sua história, formações rochosas e pelos passeios de balão. Mas dizer que esta região turca é só isto é muito redutor. Estivemos lá e experimentámos um dos grandes ex-libris do país: o Kayakapi Premium Caves. Trata-se de um hotel de cinco estrelas inteiramente escavado na rocha e onde os clientes dormem em caves luxuosas, algumas das quais com piscinas interiores. Mas o luxo não se fica por aqui. Para se ter noção do tamanho destas caves, para além da piscina, há ainda jacuzzi, salas de cinema e os famosos banhos turcos.

De volta à idade das cavernas na Capadócia? Sim, mas com luxo

A ideia de dormir em caves não é nova na Capadócia e há milhares de anos que os locais o começaram a fazer, inicialmente para se protegerem de invasores, adotando depois este conceito até aos dias de hoje e oferecendo aos turistas esta experiência. Só que o Kayakapi elevou a fasquia. No início da década de 2010, um grupo hoteleiro alugou a encosta de uma pequena serra por 49 anos, comprometendo-se a restaurar todas as casas/grutas esculpidas na rocha durante esse período. Em 2013 abriram com meia dúzia de quartos e um restaurante e atualmente já restauraram 44 quartos e a que juntaram mais dois restaurantes, uma piscina e um spa. Até ao final do contrato de quatro décadas, o objetivo é restaurar entre 150 e 200 caves.

Leia ainda: As razões que fazem de Elba e Capraia as ilhas a visitar na Toscana

Eleito pela Trip Advisor como o melhor hotel da Turquia e o nono melhor do Mundo, a histórias desta unidade hoteleira vai para além da sua relação com os turistas e tenta manter a ligação à região onde se insere. Assim, as caves recuperadas mantêm o nome dos antigos proprietários e, revela-nos Abdurrahaman Dogan, o relação públicas, “às vezes vêm aqui descendentes de algumas das pessoas que viviam aqui e pedem-nos para ver a casa onde dormiam os pais ou os avós. Há cerca de 60 anos ainda havia pessoas a viver aqui assim.” O luxo de cada um dos quartos é mudou da noite para o dia.

Snooker e piscina no quarto

Os 44 quartos divididos por nove categorias do Kayakapi são todos eles luxuosos, mas há dois que são o orgulho do hotel. Um deles é a Royal Cave and Pool, uma cave/mansão com três quartos em grutas separadas, com ligação entre dois deles. O mais isolado tem uma piscina de água quente escavada na rocha e uma zona de sauna, isto para além do seu Hamam (banho turco) privado – como a todos os quartos. Para se ter ideia da dimensão desta mansão, há ainda um andar superior constituído por sala de jantar, sala de estar, sala de cinema e mesa de snooker, a que se junta ainda um piano. O preço deste luxo todo é que só é convidativo para alguns. O preço por noite desta joia da coroa é “só” 3500 euros, para seis pessoas.

Veja também: Kerala, o paraíso escondido no extremo sudoeste da Índia

Se a ideia é estar a dois, a excentricidade mantém-se mas baixa ligeiramente o preço. Na Suite Gruta Royal, totalmente escavada na rocha e onde também existe uma piscina de proporções generosas o preço baixa para 950 euros por noite. Quanto ao medo de dormir num quarto sem janelas Dogan responde: “Alguns dos clientes, quando lhes perguntamos como se sentem de dormir em caves, respondem que se sentem melhor do que a dormir nos seus apartamentos. O sentimento é diferente e não têm medo nenhum. E é completamente seguro, como se pode ver pelas construções.”

Percorra a galeria e veja mais fotos do Kayakapi Premium Caves.

Texto e Fotos: Luís Correia
Agradecimentos: www.goturkiye.com

< >

Partilhar Artigo