Estes foram os destinos preferidos dos portugueses em 2021

Estes foram os destinos preferidos dos portugueses em 2021

Estes foram os destinos preferidos dos portugueses em 2021

Artigo de Redação 12-11-2021

12-11-2021


A eDreams ODIGEO, a maior companhia de viagens online da Europa e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, publicou o seu estudo anual “A Year in Travel by eDreams ODIGEO”, no qual oferece uma visão geral das viagens no último ano, incluindo dados como os destinos mais procurados, a duração média das estadias e os hábitos e tendências dos viajantes.  Entre janeiro e setembro de 2021, Paris foi o destino favorito dos viajantes portugueses. Isto é uma realidade partilhada pelo resto do mundo, já que esta foi a cidade de eleição também nos resultados globais deste estudo.

Estes foram os destinos preferidos dos portugueses em 2021

Leia ainda: 5 dos mais incríveis fenómenos naturais espalhados pelo mundo

O segundo destino mais popular entre os portugueses foi Ponta Delgada, que registou um crescimento de 99% em relação a 2020. O Funchal surgiu em terceiro lugar na tabela anual, tendo registado um aumento superior a 100% no número de reservas em comparação com o ano passado. A eDreams ODIGEO percebeu também que os destinos mais pesquisados pelos portugueses em 2021 foram Paris, Ponta Delgada, Londres e Funchal, o que demonstra que as reservas efetuadas não diferiram muito dos desejos iniciais dos viajantes. Em 2021, os destinos que registaram um maior crescimento vs 2020 junto dos viajantes portugueses foram o Funchal (146%), o Porto (111%) e Ponta Delgada (99%). Já a nível internacional, as cidades de Las Vegas e Orlando, nos EUA, registaram 402% e 400% mais reservas, respetivamente, seguidas por Tirana, capital da Albânia (305%).

Tendências de viagem

A eDreams ODIGEO procurou também saber mais sobre algumas tendências de viagens do último ano, nomeadamente a duração das estadias e a antecedência das reservas. As férias de curta duração foram as favoritas dos portugueses em 2021, com 47% dos viajantes nacionais a optar por viagens com duração máxima de 4 dias. 19% dos viajantes escolheu viagens com 5-6 dias e 23% entre 7 e 13 dias; e apenas 11% viajaram durante duas semanas ou mais. Outro dado interessante recolhido pela agência de viagens é que se diluiu um pouco o contraste entre as reservas com antecedência e as de última hora: 30% dos portugueses inquiridos continua a marcar as suas viagens nos 15 dias anteriores à partida, mas 22% fazem-no entre 16-30 dias antes, 24% entre 31-60 dias antes, e outros 24% com mais de dois meses de antecedência.

Veja também: 5 dicas para planear uma viagem em grupo

As reservas de última hora começaram a ser uma tendência em 2020, devido à pandemia e à incerteza quanto à possibilidade de viajar – e tal parece manter-se, de momento, apesar de existirem cada vez menos restrições para os viajantes. Finalmente, é possível concluir que os portugueses escolheram viajar mais dentro do continente europeu (61%) do que dentro do próprio país (32%) ou para outros continentes (7%); e que as viagens de curta distância (95%) continuam a ultrapassar largamente as de longa distância (5%). Relativamente à estadia em hotéis, os viajantes nacionais escolheram ficar hospedados sobretudo no próprio país, mais especificamente em Lisboa, Porto e Funchal. Já a nível global, os destinos de topo dos viajantes foram as cidades de Madrid, Barcelona e Paris.

Partilhar Artigo