O que fazer em caso de extravio da bagagem e dicas para evitar esse pesadelo

O que fazer em caso de extravio da bagagem e dicas para evitar esse pesadelo

O que fazer em caso de extravio da bagagem e dicas para evitar esse pesadelo

Artigo de Redação 07-12-2022

07-12-2022


O extravio da bagagem é um dos maiores receios de boa parte dos passageiros que andam de avião. E algumas das pessoas que já passaram por esta infeliz situação viveram um autêntico pesadelo até recuperar a bagagem. Ou inclusivamente, nunca a chegaram a recuperar. Caso tenha mesmo perdido a mala, a primeira coisa a fazer é dirigir-se ao balcão da companhia aérea na sala de desembarque. Aí, terá de preencher documentação a declarar o extravio da bagagem. A taxa de sucesso na entrega de bagagem nas 48 horas seguintes é superior a 90%.

E se a mala continuar sem aparecer?

Caso a sua bagagem ainda não tenha aparecido ao fim de 72 horas, a companhia aérea vai solicitar-lhe uma descrição mais exata do aspeto e conteúdo da mesma e o preenchimento do formulário de inventário da bagagem. Tem um prazo de cinco dias após o extravio para remeter o documento.

Leia ainda: Estas são as duas bebidas que nunca deverá pedir num avião

Caso os seus pertences nunca lhe sejam devolvidos, terá direito a uma indemnização. O valor varia de acordo com a companhia aérea. Por outro lado, no período sem bagagem, as despesas dos passageiros em alimentação e produtos de higiene têm de ser custeadas pela companhia aérea. Por isso, é essencial que vá guardando as faturas. Entretanto, sugerimos-lhe algumas dicas para evitar o extravio da bagagem.

Planeie a viagem cuidadosamente

O destino escolhido pode aumentar ou reduzir as hipóteses de extravio da mala. Deve comprar passagens de voos com ligações através da mesma companhia aérea. E ainda evitar a compra de passagens com escalas com menos de uma hora e meia de diferença. Se um dos voos atrasar, poderá não haver tempo útil para que as malas sejam transferidas de um avião para o outro.

Saiba quais os objetos que não deve deixar na bagagem de porão

Itens como dinheiro, cartões de crédito, documentos, joias, telemóveis, tablets e outros aparelhos eletrónicos portáteis devem ser levados na bagagem de mão. Isto porque em caso de extravio de bagagem, a companhia aérea não o irá reembolsar por esses objetos. Por isso, leve sempre consigo uma mochila ou uma pequena mala, onde guardará estes objetos preciosos.

Identifique a bagagem

É essencial que a sua mala esteja bem identificada, com nome, e-mail e contacto telefónico. Não se esqueça que há malas iguais e outro passageiro pode levar por engano a sua bagagem. No caso dela ser perdida e encontrada, a companhia aérea conseguirá entrar em contacto consigo.

Veja também: 6 mitos e medos sobre aviões que não têm razão de ser

Não faça o check-in muito próximo do horário de embarque

Despachar a bagagem em cima da hora do voo aumenta as hipóteses de extravio da bagagem, que poderá não chegar ao porão a tempo.

Verifique os seguros para extravio e atraso de bagagem

Ao comprar a passagem usando cartões de crédito Visa, Mastercard e American Express, é oferecido gratuitamente o seguro para extravio e atraso na entrega das bagagens. Outra opção é pagar o seguro oferecido pelas companhias aéreas, caso queira declarar os bens que serão despachados. Este serviço garante a indemnização do valor dos bens declarados.

Partilhar Artigo