Férias em segurança: dicas e cuidados em tempos de Covid-19

Férias em segurança: dicas e cuidados em tempos de Covid-19

Férias em segurança: dicas e cuidados em tempos de Covid-19

Artigo de Redação 05-08-2021

05-08-2021


Estamos todos a precisar de uma pausa, de umas, física e mentalmente, retemperadoras férias, mas a pandemia ainda não se foi embora, por isso há cuidados que não pode deixar de ter. Para que tudo corra pelo melhor e a diversão seja a sua única preocupação, vamos deixar-lhe com algumas dicas e cuidados que deve tomar em tempos de Covid-19. Venham viajar em segurança connosco.

Dicas e cuidados em tempos de Covid-19

Cumprir com as normas de higiene e segurança da DGS (Direção-Geral da Saúde)

Apesar de já conhecermos de cor a “canção”, nunca é demais recordar que, para tirar umas férias longe do Covid-19, terá que, independentemente de qual for o seu destino, de manter o distanciamento físico; higienizar ou desinfetar as mãos frequentemente e usar máscara em todos os locais onde seja obrigatório.

Estas são as normas básicas, mas cada estabelecimento turístico poderá ter regras adicionais, por isso, antes de escolher o seu alojamento local ou hotel, procure conhecer todos os protocolos de segurança adotados para escolher a opção mais segura de hospedagem.

Neste sentido, se vai ficar por Portugal, escolha sempre espaços com o selo “Clean & Safe”. Este símbolo certifica que esses estabelecimentos cumprem escrupulosamente todas as normas de limpeza determinadas pela DGS para a mitigação da propagação do vírus.

Se o estrangeiro é o seu destino, informe-se sobre as regras em vigor no país para controlo da pandemia e se necessitará de fazer quarentena ou não. Por norma, neste momento, a maior parte dos países exigem uma de três condições para que os turistas possam entrar no seu território: certificado de vacinação, teste PCR ou teste antigénio (negativos).

Seguros de viagem e saúde

Viajar é dar mundo à alma, e que bem falta está a fazer, mas tenha atenção onde reserva a sua viagem, pois alguns sites não contemplam a hipótese de reembolso. Nestas situações, tente reaver o valor junto das companhias de seguro de viagem, ou através do seguro do cartão de crédito com que fizer a compra.

Se os seguros de viagem zelam pelo seu orçamento, há que ter ainda em atenção a questão dos seguros de saúde, afinal de contas o vírus não conhece fronteiras.

Por norma, não estará coberto pelo seguro, mas algumas seguradoras abrem uma exceção quando estão em questão doenças graves como cancro ou doenças altamente contagiosas, como o Covid-19.

Para além dos seguros tradicionais, existem seguros de viagem e saúde que podem ser contratualizados aquando da aquisição de cartões de crédito. Se é detentor, ou pensa contratualizar, um cartão de crédito para financiar a sua viagem, saiba que soluções como os cartões de crédito Unibanco, oferecem dão a possibilidade de adicionar pacotes de seguros (viagem e/ou saúde) aos seus clientes aquando da sua compra.

Aos seguros de viagem e saúde, estes cartões oferecem ainda uma série de outras vantagens, como a possibilidade de usufruir de 20 a 50 dias de crédito sem juros, anuidades gratuitas, descontos em moda, eletrodomésticos, combustíveise, como se trata de um tipo de cartão de crédito com cashback, pode ainda receber até 200€ de volta nas compras ou adiantamentos realizados durante os primeiros 12 meses.

Nota: pode consultar, pormenorizadamente, as proibições e limitações aos movimentos de cidadãos dentro do espaço da União Europeia aqui: https://reopen.europa.eu/pt

Durante as viagens de avião, barco ou comboio

Para além da máscara, da higienização das mãos e do distanciamento físico (quando possível), recomenda-se que faça o check-in online e recorra ao bilhete eletrónico; chegue com alguma antecedência ao local de embarque; e respeite os circuitos de circulação definidos.

Nas Praias

Se a praia é o seu lugar de férias por excelência, saiba que às regras que já tinham sido definidas no ano passado, se juntaram algumas outras,

Assim, segundo o Decreto-Lei n.º 35-A/2021, a época balnear 2021 terá que:

– Levar máscara e álcool-gel;

– Preferir praias com baixa ocupação, ou seja, com semáforo verde (para saber essa informação, pode consultar a InfoPraia, mesmo antes de sair de casa);

– Respeitar as regras de circulação nos acessos à praia, de modo a evitar o cruzamento de pessoas;

– Higienizar e desinfetar as mãos à entrada e à saída da praia;

– Retirar a máscara só quando chegar ao areal, podendo mantê-la, se se sentir confortável (não devendo, contudo, levá-la colocada para a água);

– Manter uma distância física de segurança em relação aos outros banhistas (1,5 metros entre toalhas e 3 metros entre guarda-sóis) quer no areal, quer dentro de água;

– Apenas praticar atividades desportivas de lazer no mar ou no areal, se a praia tiver baixa ocupação, ou seja, só tiver até metade da sua lotação.

Restaurantes ou estabelecimentos e afins

Férias também são significado de deixar os tachos e as panelas para trás. Fruto da disseminação da variante Delta, as regras quanto à frequência de restaurantes e afins são algo restritivas na maior parte do país.

Assim, para além das já mais que repetidas regras de higiene e segurança, no acesso a restaurantes e afins devem privilegiar-se as esplanadas. Este privilegiar das esplanadas não acontece apenas pelo prazer de respirar ar fresco, mas também porque o acesso ao seu interior (nos concelhos de maior risco ou risco elevado) obrigar à apresentação de certificado de vacinação ou teste negativo.

Tenha ainda em atenção ao limite do número de pessoas por mesa (máximo de 4 no interior e 6 na esplanada), ao horário de funcionamento (varia em função do nível de risco da região) e evite a partilha de mesa com pessoas que não pertencem ao seu agregado familiar ou à sua rede de contactos mais próxima.

Convívios

Não há nada melhor do que juntar família e/ou amigos à volta da mesma mesa e desfrutar de um belo convívio, mas há cuidados que não deverá deixar de ter, tais como:

  • Preferir encontros em espaços abertos e ao ar-livre;

  • Usar máscara;

  • Higienizar e desinfetar regularmente as mãos e as superfícies;

  • Evitar a reunião de grupos muito grandes ou, nesse caso, selecionar um espaço amplo e arejado;

  • Manter o distanciamento físico e não partilhar pratos, copos ou outros utensílios;

Pode deixar cair algumas destas condicionantes se, à semelhança dos restaurantes, pedir que cada um dos convivas faça um teste rápido de antigénio antes da festa. Pode adquiri-los numa farmácia ou supermercado (brevemente) e brindar à liberdade.

Testagem e Vacinação

Como afloramos no primeiro ponto destas dicas e cuidados, a entrada em alguns países implica a apresentação de um teste negativo (PCR ou antigénio) realizado até 3 dias antes da entrada no país.

No regresso, a mesma situação coloca-se. Para além do teste negativo, em função do país onde esteve, poderá também ser necessário permanecer alguns dias em quarentena.

Aos testes junta-se a vacinação. O certificado digital de vacinação alivia muitas restrições (interna e externamente) e, para além da liberdade, dar-lhe-á uma maior segurança no relacionamento com outras pessoas.

Se ainda não foi vacinado e ainda não teve Covid-19, pode consultar o portal de auto-agendamento e marcar a toma da sua vacina.

Partilhar Artigo