Golden Oldie, o cocktail bar português que se inspirou nos loucos anos 20

Golden Oldie, o cocktail bar português que se inspirou nos loucos anos 20

Golden Oldie, o cocktail bar português que se inspirou nos loucos anos 20

Artigo de Redação 25-08-2019

25-08-2019


Golden Oldie, um cocktail bar inspirado nos anos 20, abriu no coração do Porto. A viagem ao passado acontece na Baixa do Porto, a dois passos da Torre dos Clérigos e do Jardim da Cordoaria, no número 46 do Campo dos Mártires da Pátria. Desde o momento em que se cruza a porta, o ambiente do Golden Oldie faz o tempo recuar até aos loucos anos 20 e à época da proibição.

Embora seja possível encontrar uma vasta opção de bebidas, entre elas vinhos, sangrias, cervejas e mesmo cafetaria, o principal foco são mesmo os cocktails. O menu “Anos d´Ouro”, que conta uma pequena história de um Mocho que sobrevoa a cidade do Porto e ao longo da viagem vai encontrando diversos ingredientes para os cocktails, é constituído por 7 cocktails e 2 mocktails (cocktails sem álcool) originais, com foco em ingredientes da cozinha francesa. Como conceito francês, estão obviamente presentes os Cognacs da gama da Maison Ferrand, o Champagne representado pela Tsarine (popular entre a realeza russa) e o Absinto La Fée.

O ambiente do Golden Oldie faz o tempo recuar até aos loucos anos 20

Destaque para alguns cocktails bastante especiais, tais como o Legado e o Nostalgia. Além de serem os cocktails com mais dinâmica para o cliente, ambos fumados, juntam ingredientes muito pouco comuns em bebidas tais como o queijo roquefort (no Nostalgia) e o pólen (no Legado). O Legado é feito com Pierre Ferrand 10th Generations, Porto Tawny 10 anos, Mel, Pólen, Solução Salina, Licor de Figo e Fumo de Flor de Laranjeira, sendo este último opcional.

Leia ainda: Quinta da Pacheca, a experiência de passar uma noite numa pipa de vinho

O cocktail é apresentado numa ampulheta, na qual a bebida se encontra na parte debaixo e o fumo na parte de cima, criando uma maior dinâmica e uma experiência diferente do habitual. Já o Nostalgia contém Whisky Black Bull, Porto Tawny, Pêra, Roquefort Bitter e Fumos de Alecrim e Carvalho Americano. O Roquefort em estado líquido equilibra na perfeição a Pêra e o Fumo de Alecrim.

O espaço não fecha as portas aos amigos de quatro patas dos seus clientes

Há igualmente comida nesta viagem até aos gloriosos anos 20. No Golden Oldie pode provar diversos pratos inspirados na cozinha francesa e idealizados pela Chefe Carla Silva. Destacam-se as Madalenas de roquefort e tomilho limão, o folhado de camembert com doce de figo e a tarte tatin de foie-gras e cebola caramelizada. Para terminar a experiência há ainda os macarons da “Rue des Macarons”.

Veja também: 10 fotos que mostram a (verdadeira) beleza do Gerês

O Golden Oldie, que fica na Rua Campo dos Mártires da Pátria, 46, possui 34 lugares sentados no seu interior e uma esplanada com 16 lugares. Aqui, os amigos de quatro patas também são bem-vindos e Scarlet, uma Boiadeiro de Berna, está encarregue de receber e saudar amigavelmente todos os clientes.

 Percorra a galeria e veja mais fotos do Golden Oldie.

< >

Partilhar Artigo