High Island, a fantástica ilha deserta na Costa da Irlanda que está à venda

High Island, a fantástica ilha deserta na Costa da Irlanda que está à venda

High Island, a fantástica ilha deserta na Costa da Irlanda que está à venda

Artigo de Luís Correia 12-03-2019

12-03-2019


Para aqueles que sempre sonharam ser donos de uma ilha deserta e dispõem de capacidade económica para tal, esta pode ser uma oportunidade de ouro. A High Island, também conhecida como Ardoileán, está localizada na costa da Irlanda. Mais propriamente a 3.5 km da costa oeste de Connemara, em Galway. Foi colocada à venda na agência Spencer Auctioneers’ por 1.25 milhões de euros.

Acredita-se que a High Island tenha chegado a ser habitada por 70 pessoas há cerca de 3 mil anos. Com 80 hectares, 1,2 km de comprimento e 400 metros de largura, eleva-se a uma altura máxima de 63.3 metros acima do nível médio do mar, possuindo dois lagos de água doce.

High Island chegou a ser habitada por 70 pessoas há cerca de 3 mil anos

No entanto, esta ilha tem mais do que mar e areia. Nomeadamente muitos falcões e gaivotas e outras espécies de árvores. Encontra também ruínas de um antigo mosteiro datado do século VII – monumento nacional que se encontra protegido pelo Departamento do Património Ambiental e Local do governo irlandês e, por isso, não está incluído na venda. Além de quatro cabanas tradicionais irlandesas, das quais uma permanece intacta.

É ainda visível parte de uma mina de cobre do século XVIII. Destaque ainda para um edifício mais moderno, perto do desembarque sul da ilha. Tem áreas de coleta de água da chuva e uma fossa séptica.

Famoso poeta foi dono da ilha

Entre 1969 e 1998, a High Island esteve na posse do escritor irlandês Richard Murphy. Inspirou-se na ilha para alguns dos seus poemas. No seu livro “The Kick”, datado de 2002, Murphy recorda o momento em que decidiu comprá-la. “Fiquei entusiasmado com a ideia de comprar esta ilha sagrada inacessível e preservar o lugar da destruição, seja por turistas ou por ovelhas”.

A pessoa que comprar esta ilha deve ter a noção de que não vai para as Caraíbas e que costuma estar bastante frio e vento no local. Caso se mantenha interessado e queira saber mais informações sobre o processo de venda, pode visitar o site da Spencer Auctioneers.

< >

Partilhar Artigo