Jumbo Stay, o hostel no aeroporto de Estocolmo que permite aos hóspedes dormirem num avião

Jumbo Stay, o hostel no aeroporto de Estocolmo que permite aos hóspedes dormirem num avião

Jumbo Stay, o hostel no aeroporto de Estocolmo que permite aos hóspedes dormirem num avião

Artigo de Redação 27-01-2023

27-01-2023


O Jumbo Stay é um hostel muito peculiar em Estocolmo que permite aos hóspedes dormirem num avião. Este alojamento é um antigo Boeing 747 e fica mesmo ao lado da entrada principal do aeroporto de Arlanda. Os quartos podem acomodar entre um a três adultos e existe uma opção de dormitório para quatro pessoas. No entanto, a joia da coroa é a suite de luxo no cockpit, com vista panorâmica do aeroporto. Alguns quartos têm casa de banho privada, caso contrário terá de usufruir das instalações partilhadas.

O deck de observação em cima da asa esquerda

Destaca-se ainda um deck de observação que permite experimentar a sensação de estar em cima de uma asa real do Jumbo Jet. Neste caso, a asa esquerda. O Jumbo Stay possui ainda um bar-café, que também fica aberto a pessoas que não estejam hospedadas. Aqui pode desfrutar de pequeno-almoço e refeições ligeiras. Os preços para ficar alojado neste “avião-hostel” variam entre os 18 euros e os 74 euros por noite.

Leia ainda: 5 fantásticos parques de campismo na Europa para ficar alojado com todo o conforto

Aeronave serviu a histórica Pan Am

O avião é um Jumbo 747-212B construído em 1976 e foi operado pela última vez pela Transjet, companhia aérea sueca que faliu em 2002. Foi originalmente construída para a Singapore Airlines e depois serviu a lendária Pan Am. Oscar Diös, o proprietário do Jumbo Stay e que já trabalhava em hotelaria, explica como surgiu este alojamento tão particular. “Em 2006, soube da existência de uma aeronave que estava à venda em Arlanda. Idealizei o projeto de imediato e não hesitei nem um segundo quando essa oportunidade surgiu”, referiu.

O Jumbo Stay está aberto desde 2008

Em dezembro de 2007, as autoridades de Sigtuna (localidade nos arredores de Estocolmo) concederam uma licença de construção para estabelecer o Jumbo Stay no aeroporto de Arlanda. Foram retirados os 450 assentos e começaram as obras para a transformação em hostel. No verão de 2008, o avião foi rebocado para seu destino final na entrada de Arlanda, onde foi colocado sobre uma base de concreto. E começou a aceitar hóspedes desde o final desse ano.

Percorra a galeria e veja imagens do Jumbo Stay.

< >

Partilhar Artigo