Maravilhas subaquáticas para explorar nas suas próximas férias

Maravilhas subaquáticas para explorar nas suas próximas férias

Maravilhas subaquáticas para explorar nas suas próximas férias

Artigo de Redação 28-09-2020

28-09-2020


Os barcos naufragados são uma escolha extremamente popular entre os mergulhadores de todo o mundo, e caso seja algo que já tinha em mente temos uma boa notícia para si: existem muitos barcos naufragados por onde escolher! Quer seja um navio de luxo ou um porta-aviões do tempo da guerra, o que vai encontrar vai deixá-lo sem fôlego, mesmo estando conectado a uma garrafa de oxigénio!

Fujikara Maru

O Fujikara Maru é mais um ‘artefacto’ da Segunda Guerra Mundial. Ao mergulhar 9 metros poderá apreciar uma ruína espetacular, que inclui uma carga de ficar de queixo caído, incluindo uma série de caças Mitsubishi A6M (também conhecido por Zero), nos cinco porões do barco.

O local fica no meio do que é reconhecido como o maior cemitério de barcos do planeta: mais de uma centena de embarcações militares sucumbiram durante a Operação Hailstorm, que ocorreu em águas nipónicas.

Além dos aviões, as armas e outros equipamentos visíveis, pode deixar-se surpreender pela bela vida marinha que se apoderou do Fujikawa Maru – mas sempre de olho nos vários tipos de tubarões que podem ser vistos entre os destroços.

Liberty

O homem e a natureza contribuíram para que o USAT Liberty chegasse onde está hoje. Bombardeado em 1942, o navio encalhou originalmente perto de Tulamben, uma pequena vila em Bali. Vinte e um anos depois, o Monte Agung (situado nas proximidades) entrou em erupção, empurrando o navio de volta para o mar em direção ao local ‘repousa’ atualmente, a cerca de 30 metros de distância da costa e paralelo à praia.

A sua localização permite um ótimo acesso aos mergulhadores que podem partir da costa. Neste navio é possível encontrar uma grande quantidade de corais, esponjas e outros tipos de fauna que fizeram do navio a sua ‘casa’. A variedade de animais que circulam em torno do navio é um espetáculo para ficar gravado na sua memória: enguias, xaréus gigantes e Beloniformes são apenas algumas das muitas espécies que podem ser avistadas.

O navio proporciona diferentes ‘níveis de acesso’ em função da experiência do mergulhador. Os principiantes são aconselhados a explorar as partes superiores, enquanto os mergulhadores mais experientes podem aventurar-se e descer às partes inferiores do navio. Independentemente da sua experiência, explorar o Liberty será uma aventura especial. O que está a espera para visitar Bali?

Thistlegorm

Este naufrágio no Mar Vermelho está, literalmente, repleto de história. O SS Thistlegorm foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e ainda mantém uma carga de equipamentos militares, desde jipes a uniformes do exército.

Existem ainda panóplia de artefactos espalhados no fundo do mar nas proximidades do navio, como consequência da divisão do navio em duas partes devido à explosão, o que significa que se divertirá tanto ao explorar o navio com as suas redondezas!

O seu tamanho enorme – cerca de 130 metros – significa que, muito provavelmente, terá de fazer mais que um mergulho para fazer uma visita completa. Tenha cuidado e mantenha-se informado sobre as marés e as correntes: é uma boa ideia saber quando as correntes estão baixas, uma vez que correntes fortes podem levá-lo para diferentes direções.

USS Kittiwake

Para fugir ao padrão dos navios de guerra da Segunda Guerra Mundial afundados em batalha, apresentamos o Kittiwake, comprado pelas Ilhas Caimão como um investimento turístico em 2011.

O navio foi afundado num local próximo à Seven Mile Beach, no Grand Cayman. O facto de estar a apenas 23 metros de profundidade torna-o na escolha perfeita para principiantes.

O barco naufragado, agora virado de lado após uma tempestade tropical em 2017, conta com a presença abundante de raias, barracudas e tartarugas tanto no seu interior como nas suas redondezas, que pode ver ao mesmo tempo que explora os itens do navio, incluindo o leme e a bússola.

A proximidade do navio à superfície significa que até mesmo os praticantes de snorkel podem ver o seu piso superior, o que é uma característica rara entre os naufrágios.

Yongala

Permanecer na superfície da Grande Barreira de Corais por mais de um século é uma forma garantida de atrair alguns animais selvagens espetaculares.

Atingido por uma tempestade em 1911, o naufrágio do SS Yongala matou as 122 pessoas que seguiam a bordo, bem como animais, incluindo um cavalo de corrida.

Embora originado por uma tragédia, o SS Yongala é hoje um belo recife artificial, ostentando uma variedade de corais deslumbrantes e animais marinhos, incluindo tubarões-tigre e raias-manta. No final do verão, as baleias-de-minke e as baleias-jubarte nadam na região, e são acompanhadas por garoupas gigantes que crescem até aos nove metros.

Ir ao recife é uma experiência incrível por si só, mas explorar este navio naufragado (com quase 30 metros) num estado quase intacto é a cereja no topo do bolo.

Shipwreck Park, Pompano Beach

Ao contrário dos outros naufrágios apresentados neste artigo, o Shipwreck Park foi criado artificialmente. O objetivo é aumentar a conscientização sobre o sistema local de recifes, e o parque funciona como uma organização sem fins lucrativos mantida por voluntários.

A peça central da atração é o Lady Luck: um petroleiro com 99 metros afundado deliberadamente em 2016 para criar um casino subaquático que os visitantes explorarem. Esta atração inclui arte interativa como, por exemplo, estátuas de tubarões atirando cartas ao redor de uma mesa de blackjack submersa, embora os tubarões tenha de aprimorar a sua arte de jogar blackjack.

O Lady Luck está acompanhado por um outro navio, o Okinawa, que foi afundado um ano depois, no qual o parque gastou quase um milhão de dólares para tornar a atração numa experiência de mergulho inesquecível.

O mundo subaquático está cheio de maravilhas submersas que proporcionam uma lição de história fascinante e um panorama de paisagens incríveis.

Faça as malas e comece a explorar!

Partilhar Artigo

Top