Portugueses preferem viagens de curta duração e o Porto está no topo das preferências

Portugueses preferem viagens de curta duração e o Porto está no topo das preferências

Portugueses preferem viagens de curta duração e o Porto está no topo das preferências

Artigo de Luís Correia 03-12-2019

03-12-2019


Os portugueses preferem trajetos de curta duração e curta distância quando viajam. Essa é uma das conclusões da quarta edição do relatório anual da edreams Odigeo, intitulado “Relatório de Perceções do Viajante Europeu 2019”. A eDreams ODIGEO é uma das maiores empresas de viagens online do mundo e uma das maiores empresas europeias de comércio eletrónico.

Leia ainda: 11 bons motivos que levaram Portugal a ser eleito o Melhor Destino do Mundo

Os portugueses preferem realizar viagens dentro do continente europeu, com uma duração média de três a quatro dias. No que toca às viagens longas, escolhem cada vez mais o Brasil, pois quatro dos cinco destinos com mais procura pertencem àquele país.

Porto é a cidade favorita

A cidade favorita dos portugueses que reservam através da eDreams ODIGEO é o Porto. Seguem-se Paris, Lisboa, Ponta Delgada e Londres e as outras cidades do Top 10 também ficam na Europa. A cidade cuja procura mais cresceu foi Cagliari, com impressionantes 133%.

Quanto à duração das férias, 64% dos portugueses efetuou reservas para viagens curtas (inferiores a seis dias de duração) em 2019. Apenas 15% dos inquiridos revelaram viajar durante 14 ou mais dias. Em média, os portugueses gastaram 192 euros nas suas reservas de viagens para a cidade mais escolhida, o Porto. Madrid foi a cidade para onde saiu mais barato viajar desde Portugal (134 euros) e Amesterdão foi o destino mais caro (222 euros).

Belo Horizonte é a nova “coqueluche”

Em média, os viajantes portugueses marcam as suas viagens curtas (inferiores a seis dias) com 34 dias de antecedência e preferem fazê-lo às terças-feiras. O sábado é o dia em que se dedicam menos à preparação das suas próximas férias. No que toca a viagens de longo curso, quatro das cinco cidades cuja procura mais cresceu em 2019 são brasileiras. A liderança a pertencer a Belo Horizonte, com 89%.

Austrália lidera crescimento nos países europeus

Em termos gerais, os europeus não seguem a tendência dos portugueses e preferem viajar para países cada vez mais distantes. A Austrália lidera o crescimento da procura, tendo visto a sua popularidade crescer em 74%, comparando com 2018. No que toca a cidades, as líderes são Izmir, na Turquia (87%), seguindo-se Melbourne (83%) e Brisbane (78%), ambas na Austrália. Todas estas cidades primam pelo clima favorável durante grande parte do ano, o que prova que, em 2019, o sol e o calor são grandes impulsionadores das escolhas europeias.

Veja também: A sandes mais cara do mundo custa 160 euros e está a deixar os famosos “loucos”

No que toca a viagens no continente europeu, Preveza, na Grécia, é a cidade predileta dos europeus, com um aumento de 121% da procura em 2019. Seguem-se Varna, na Bulgária (60%) e Cefalónia, também na Grécia (59%). Quanto às longas distâncias, as cidades favoritas são Izmir, na Turquia (87%); Brisbane (78%) e Melbourne (83%), na Austrália. Todas estas cidades primam pelo clima favorável durante grande parte do ano. O que prova que, em 2019, o sol e o calor são grandes impulsionadores das escolhas europeias.

Tóquio é a preferida para 2020

Quanto a reservas para 2020, Tóquio destaca-se claramente tendo registado um aumento de 90% na procura. Isso explica-se, em grande parte, pela realização dos Jogos Olímpicos de verão na cidade. Seguem-se Martinica e Guadalupe. As principais razões apontadas para a preferência por destinos longínquos são “paisagens naturais de cortar a respiração, a possibilidade de observar de perto vida animal no seu habitat natural e o caráter acolhedor dos habitantes”.

Percorra a galeria e veja mais imagens destes destinos destacados pela eDreams.

< >

Partilhar Artigo