Tuk-Tuk leva histórias, livros e sorrisos aos bairros históricos de Lisboa

Tuk-Tuk leva histórias, livros e sorrisos aos bairros históricos de Lisboa

Tuk-Tuk leva histórias, livros e sorrisos aos bairros históricos de Lisboa

Artigo de Redação 15-05-2018

15-05-2018


Inaugurou no passado dia 12 de maio, a Biblioteca itinerante NA RUA COM HISTÓRIAS – Uma biblioteca para Todos, em forma de tuk-tuk e amiga do ambiente. No primeiro ano, as suas três rodas pretendem chegar a 10 mil leitores dos bairros de Alfama, Castelo, Graça e Mouraria.

Elsa Serra, a mentora deste projecto é contadora de histórias profissional e começou a esboçar a ideia deste projecto anos depois de lhe ter sido diagnosticada uma artrose total da anca. «Esta doença mais comum nos idosos, fez-me olhar para um problema bem presente na nossa sociedade e que é urgente travar, a solidão dos mais velhos.»

Foi a empatia que sentiu pela solidão da população mais idosa que a empurrou para a urgência de criar um projeto onde as histórias fossem a prescrição social mais poderosa. O projeto começou a ganhar corpo e pernas em 2016 quando Elsa começou a visitar idosos que por alguma razão tinham problemas de mobilidade e solidão, levando-lhes histórias e sorrisos.

Para tal, foi fundamental o empurrão de parceiros como o Gabinete de Empreendedorismo Social da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e a Voz do Operário, que permitiram começar a agilizar as primeiras visitas a idosos e a pôr em prática «Ler Doce Ler», a primeira de muitas atividades previstas para este projecto. Em ano e meio de vida, o projeto conta já com 21 voluntários, 26 parceiros, 337 visitas a idosos e cerca 700 histórias contadas.

«Queremos levar vida à vida de quem está só e não só», defende Elsa Serra . É por isso que a chegada do tuk-tuk, vai alargar a dimensão social do projecto, abrangendo não só idosos mas toda a população dos bairros históricos, incluindo crianças, famílias e pessoas em situação de sem abrigo.

Com duas rotas distintas que mudam quinzenalmente, estão previstas paragens em locais emblemáticos como o Largo da Graça, Castelo de São Jorge, Largo da Severa ou Chafariz de Dentro.

A primeira semana da nova biblioteca em forma de tuk-tuk vai acontecer em modo soft opening mas contamos já começar a levar histórias e sorrisos aos habitantes de Alfama, Castelo, Graça e Mouraria.

NA RUA COM HISTÓRIAS – Uma biblioteca para Todos contará ainda com um rol de outras atividades que se vão espalhar pelas escolas, centros de convívio, lares e jardins dos bairros por onde vai circular. Quem quiser saber onde encontrar esta biblioteca itinerante basta ir ao site www.naruacomhistórias.pt , fazer o registo como leitor e a partir daí poderá requisitar, reservar livros e ainda conhecer as sugestões de leitura semanais.

 

Veja o vídeo deste projeto, aqui.

< >

Partilhar Artigo