Um oásis no deserto que é amigo do ambiente

Um oásis no deserto que é amigo do ambiente

Um oásis no deserto que é amigo do ambiente

Artigo de Hugo Mesquita

A sustentabilidade é cada vez mais um tópico em discussão, fruto das cada vez mais visíveis alterações climáticas pelo que o nosso planeta tem passado. A proliferação dos carros elétricos são um dos exemplo desta maior consciência ambiental. A ganhar força estão também os ditos hotéis ecológicos e, neste campo, há um que se destaca dos demais: o Oasis Eco Resort.

Como indica o nome, este vai ser um hotel que vai ser construído num oásis, no Liwa, no sul do Emirados Árabes Unidos, a quase 100 km da costa do Golfo Pérsico, e a mais de 250 km da capital Abu Dhabi. Um projeto ambicioso, de grandes dimensões, que promete ser uma referência nesta temática.

Tudo neste projeto foi pensado ao pormenor. A energia vai ser fornecida por painéis solares que vão ocupar uma área de 157 mil quadrados de deserto e também por  painéis montados no telhado do edifício. Já a água vai ser fornecida pelo oásis em volta do qual o  Oasis Eco Resort vai ser construído. As águas residuais vão ser reaproveitadas para irrigação e uma estação de tratamento vai utilizar o resto.

Nenhum pormenor ecológico foi colocado de parte

Também a comida foi tida em conta nesta ideia de sustentabilidade. O hotel vai usar ingredientes orgânicos cultivados localmente no seu restaurante e bar, e os próprios hóspedes vão poder apanhar a própria comida que desejam consumir, como vegetais e peixe, que serão depois preparados pelo chef do restaurante. Uma aldeia próxima do oásis de Liwa vai produzir muitos dos vegetais e frutas que vão ser consumidos no hotel. Também o spa e outros serviços do género vão ter esta atenção, utilizando apenas produtos orgânicos.

Na região a chuva é quase inexistente e as temperaturas são bastante altas, por isso, a climatização do espaço é essencial, mas até nisto os responsáveis pelo resort conseguiram uma solução sustentável. O hotel estará equipado com janelas inteligentes, que se tornam opacas para impedir a luz solar de entrar nos quartos nas horas de maior calor, poupando, assim, no ar condicionado.

O Oasis Eco Resort deverá abrir portas em 2020 e terá um custo de cerca de 21 milhões de dólares, qualquer coisa como 18 milhões de euros.

Fotos: Oasis Eco Resort
< >

Partilhar Artigo

Top