Vinhos do Tejo apostam na promoção em mercados externos
Vinhos do Tejo apostam na promoção em mercados externos
Vinhos do Tejo apostam na promoção em mercados externos
08-03-2018
Desde 2014, com a entrada da atual direção, é notória a aposta que a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRT) tem vindo a fazer na promoção internacional dos Vinhos do Tejo. Um estudo, promovido pela Wine Intelligence, identificou Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos da América, Polónia e Reino Unido como mercados estratégicos. Foi desenhado um Plano de Ações Promocionais que tem vindo a ser implementado e que permitiu um crescimento global de 57%, entre 2014 e 2017, nesses mercados.
Se da China e da Polónia já vieram, este ano, duas comitivas de críticos de vinho, jornalistas, bloggers, sommeliers e outros representantes do comércio visitar a região, este mês é tempo dos Vinhos do Tejo viajarem para fora de Portugal. Esta semana vão estar no Brasil para mais uma edição da VINOTEJO, a Grande Prova Anual dos Vinhos do Tejo. Segue-se a Alemanha, com a estratégica presença na maior feira mundial de vinhos, a ProWein, em Dusseldorf, de 18 a 20 de março.
«Visitas Inversas» trazem chineses e polacos ao Tejo
«Visitas Inversas» é uma iniciativa que a CVRT estreou em 2014 e que tem vindo a colher generosos frutos; destinam-se a trazer à região especialistas internacionais ligados à promoção e compra de vinho. Os programas são desenhados a preceito para cada mercado e têm como objetivo mostrar o Tejo, como região produtora de vinhos, destacando o seu potencial, a sua história e tradição, os seus terroirs, as suas castas mais características e os seus produtores mais representativos e, é claro, os seus vinhos.
Sem esquecer a beleza e as riquezas turísticas, mas também a gastronomia, de mão dada com os vinhos. Uma jornada que deixou marcas, as marcas de um Tejo que seduz pelo território, pela gastronomia e pelos seus vinhos de qualidade e genuinidade.
Da China veio um grupo de debutantes, na medida em que era a primeira vez que visitavam não só a região do Tejo, mas o nosso país. Não foi, contudo, a primeira vez que os Vinhos do Tejo receberam representantes chineses na região. A China é um mercado emergente e com enorme potencial no que toca à importação de vinhos, sendo por isso imperativo estreitar relações. Os chineses têm uma cultura de negócio bastante peculiar, valorizando o contacto direto com as pessoas: gostam de conhecer o produtor e o local de produção, valorizando assim o produto final. A visita foi há menos de um mês e já há contactos firmados, com encomendas a caminho da China!
O grupo de polacos veio para uma recheada jornada de três dias. Foram catorze os produtores que estiveram em contacto com este grupo, dando a provar uma selecção dos seus vinhos e mostrando que o Tejo tem tudo para vingar na produção vitivinícola. Adega do Cartaxo, Casal Branco, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Enoport, Falua, Fiuza, João M Barbosa Vinhos, Pinhal da Torre, Quinta da Alorna, Quinta da Badula, Quinta da Lagoalva, e Quinta da Ribeirinha foram os contemplados..
Grande Prova Anual dos Vinhos do Tejo no Brasil
A «Caravana dos Vinhos do Tejo» fez a travessia do Atlântico para participar em mais uma, a 5.ª edição da VINOTEJO, tida como a Grande Prova Anual do Vinhos do Tejo no Brasil. Nota para o facto de a região vitivinícola do Tejo ser tida, neste momento, como a terceira do país com maior renome no «país irmão», considerado um dos melhores mercados externos do Tejo.
Agro-Batoréu, Adega do Cartaxo, Enoport – United Wines, Falua, Fiúza & Bright, Quinta da Alorna, Quinta da Ribeirinha e Quinta do Casal Monteiro são os oito produtores que, este ano, acompanham a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo nesta iniciativa, que teve lugar no dia 8 de março, no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo.
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