Kerala, o paraíso escondido no extremo sudoeste da Índia

Kerala, o paraíso escondido no extremo sudoeste da Índia

Kerala, o paraíso escondido no extremo sudoeste da Índia

Artigo de Redação 27-11-2023

27-11-2023


Kerala é um dos 28 estados da Índia, encontrando-se no extremo sudoeste do país. Destaca-se por ter o mais alto nível de Índice de Desenvolvimento Humano entre todos os estados do seu país. Pouco conhecido da maioria dos turistas, tem um clima tropical e uma série de características que o tornam num autêntico paraíso. Existem voos de ida e volta de Lisboa para Cochim, a cidade mais importante de Kerala. Os preços começam nos 900 euros e a duração da viagem é de cerca de 14 horas, com uma escala.

Os canais “backwaters”

As atrações mais conhecidas de Kerala são os “backwaters“, como são conhecidos os canais que começam na cidade de Alleppey e cruzam parte do estado. Nestes canais é possível realizar passeios de barco enquanto se observa a linda paisagem. Existem muitos tipos de barcos, desde os mais modernos aos mais tradicionais, variando igualmente em dimensão e preço pedido. Em alguns barcos até é possível dormir a bordo.

As plantações de chá

Kerala é um dos cinco maiores estados produtores de chá da Índia. Uma viagem a este Estado não fica completa sem visitar algumas das suas plantações de chá. Munnar, pequena cidade a 1600 metros acima do nível do mar, é mais famosa região de chá do Estado, beneficiando do seu clima mais ameno.

Leia ainda: Conheça a Casa China Blanca, no México

A melhor forma de visitar estas plantações é através de um jipe ou de um veículo 4×4. Estes locais são todos privados, mas há diversas empresas que organizam excursões. As paisagens nestas montanhas são simplesmente deslumbrantes. A maior parte dos trabalhadores em plantações de chá são mulheres, porque o facto de alguém ter mãos delicadas é importante na hora de colher as folhas.

Os resorts de luxo

Kerala é servida por cerca de 600 quilómetros de praia e muitas são verdadeiramente paradisíacas. Boa parte situa-se em resorts de luxo. Um dos que merece destaque é o Niraamaya Retreats Surya Samudra, nas falésias de Kovalam. Proporciona vistas panorâmicas sobre o Mar da Arábia, enquanto sopra uma brisa amena através dos coqueiros. Nas proximidades, existem mercados pitorescos onde é possível comprar produtos locais.

Outro resort fantástico é o Brunton Boatyard, que parece um palácio. Foi elegantemente restaurado a partir de um estaleiro Vitoriano, à beira do Lago Vembanad. A decoração tem óbvias influências da colonização britânica, holandesa e portuguesa.

A excelente culinária

A terra das especiarias não poderia desiludir a nível gastronómico. E como seria de esperar, há pratos bastante picantes, embora haja sempre cuidado para não exagerar com os turistas, pouco habituados e temperos tão fortes. E como Kerala é a terra do coco, esse fruto é muito utilizado.

O Tamatar Kodi (galinha com tomate), o Thoran (mistura de vários vegetais) e a Banana Frita são três dos pratos típicos. Muitas vezes, a comida é servida em folhas de bananeira e come-se com as mãos. E vai ficar bem-visto pelos locais se lamber os dedos, pois isso é entendido como um sinal de que apreciou a comida.

O local onde nasceu a ayurveda

Reza a história que a ayurveda, também conhecida como a ciência da vida, nasceu em Kerala. Trata-se de uma medicina milenar que trata o ser humano de forma integral, sendo também conhecida como a medicina do rejuvenescimento. Muitas pessoas viajam de todo em busca de tratamento em Kerala, pois é aqui que se situam os hospitais-referência no tratamento por ayurveda. Também há hotéis e resorts especializados nesta temática, no fundo como se oferecessem um serviço de SPA .

A bela cidade de Cochim

Cochim não é a capital de Querala mas é a sua maior e mais interessante cidade. Aqui deve visitar O Forte Cochim, o local original onde foi erigida a povoação da colónia portuguesa. É o bairro mais típico e tradicional, destacando-se pelos edifícios coloniais e pelos mercados de rua.

Veja também: Montenegro, o pequeno país das praias e montanhas

Não perca ainda o Palácio Mattancherry, que foi uma oferta do Raja da região aos portugueses, no século XVI. Destaca-se pelo interior luxuoso, com murais pintados nas paredes que representam os livros sagrados do Ramayana e Mahabharata. Passe ainda pelo Bairro Judeu e visite a sinagoga.

Os animais selvagens na Reserva de Periyar

Um sítio imperdível em Kerala é a Reserva de Tigres de Periyar, em Thekkady, que ocupa 44 mil metros quadrados. Apesar de ter este nome e de lá viverem 44 tigres, tem muitos outros animais em ambiente de total liberdade. Destacam-se os macacos e nada mais nada menos do que cerca de 800 elefantes. Só é possível visitar o local com o acompanhamento de guias e seguir todas as suas instruções. Nota importante: é estritamente proibido dar comida a animais.

Leia mais: Tudo o que precisa de saber sobre Udaipur, a cidade indiana que é a “Veneza do Oriente”

Percorra a galeria e veja mais fotos de Kerala.

  • 7 razões para conhecer Kerala, o paraíso escondido no extremo sudoeste da Índia
  • 7 razões para conhecer Kerala, o paraíso escondido no extremo sudoeste da Índia
< >

Partilhar Artigo