Aberdeen, a cidade do granito, dos castelos imponentes e dos excelentes restaurantes de marisco

Aberdeen, a cidade do granito, dos castelos imponentes e dos excelentes restaurantes de marisco

Aberdeen, a cidade do granito, dos castelos imponentes e dos excelentes restaurantes de marisco

Artigo de André Cruz Martins

Aberdeen não é uma cidade muito falada como destino turístico, encontrando-se na sombra de Edimburgo e de Glasgow. No entanto, a terceira maior cidade da Escócia merece ser visitada, pois reúne um conjunto de atrações bastante interessantes. A duas horas e meia de carro da capital Edimburgo, é conhecida como a “cidade do granito”, por haver muitos edifícios edificados à base dessa matéria-prima.

Banhada pelo Mar do Norte, é servida por um enorme porto e não faltam bons restaurantes para nos deliciarmos com peixe e marisco frescos. Aberdeen fica ainda numa região cheia de castelos majestosos e também é um excelente destino para compras.

Pelas ruas do centro

O facto de não ser uma cidade apinhada de turistas é logo um ponto a favor de Aberdeen. É possível explorá-la de forma tranquila e o melhor é começar pela Union Street, a rua principal e que está cheia de lojas, cafés e restarantes. E também acolhe quatro igrejas: a anglicana St. James’ Church, a evangélica Gilcomston Church e as católicas St. Mary’s Cathedral e Kirk of St Nicholas, cujo nome homenageia o patrono da cidade.

Ainda na Union Street, encontra-se a estátua de homenagem a William Wallace, o famoso cavaleiro escocês. E também o Teatro His Majesty, um dos maiores da Escócia. Tem capacidade para 1400 pessoas e oferece grandes peças todos os dias. Continuando pelo centro, faça uma paragem no Marischal College, antiga universidade onde hoje em dia fica a Câmara Municipal. Bastante imponente, é o segundo maior prédio de granito do mundo. A universidade ainda usa algumas partes do edifício para a realização de alguns eventos oficiais.

Cidade das compras, do peixe e do marisco

Aberdeen é possivelmente a melhor cidade escocesa para fazer compras. Isto porque combina todo o tipo de lojas com o facto das mesmas raramente estarem cheias. Em West End não faltam lojas alternativas de roupa, mas também das marcas mais conhecidas. E ainda várias lojas de artesanato.

Aberdeen é também conhecida pelo seu movimentado porto, onde existe um enorme mercado, no qual pode comprar diretamente o seu peixe de manhã cedo. A cidade tem também excelentes restaurantes de marisco e de peixe. Por exemplo o Silver Darling, com o extra de podermos vislumbrar uma fantástica vista sobre o mar. Ou o Ashvale, que tem a fama de servir o melhor peixe com batatas fritas da Escócia.

Um destino de sonho para amantes de castelos

Aberdeen fica em Aberdeenshire, região com mais castelos por hectare do Reino Unido: os dados oficiais registam um total de 260. Existe uma empresa que organiza a “rota dos castelos”, em que ao longo de seis dias, poderá descobrir 19 dos mais famosos da região.

Nesta rota não poderia faltar o Castelo de Dunnottar, erguido em posição dominante sobre o mar, no topo de uma falésia. A sua atual estrutura remonta ao século XIII e muitas pessoas garantem que este local está assombrado. Outro que merece destaque é o Castelo de Balmoral, onde a rainha passa os verões. E também o Castelo de Craigievar, que terá servido de inspiração para o castelo encantado de Walt Disney.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Aberdeen.

< >

Partilhar Artigo

Top