Agadir: Aqui o sol é mais dourado!
Agadir: Aqui o sol é mais dourado!
Agadir: Aqui o sol é mais dourado!
05-11-2023
Durante décadas, Agadir foi apenas uma vila costeira de pescadores, transformando-se lentamente num importante porto comercial. Infelizmente, ficou completamente destruída com o terramoto devastador de 1960 e a sua reconstrução permitiu que se tornasse uma cidade muito moderna, mantendo o charme africano. A população, maioritariamente árabe, é amável e recebe muito bem os turistas.
Leia também: Rabat, a capital elegante de Marrocos
Fundada pelos Portugueses em 1500, encontra-se na costa, junto à foz do rio Sous e na proximidade da cordilheira do Atlas, sendo uma das estâncias balneares mais conhecidas do país. As praias de Agadir são, aliás, o seu mais importante ex-líbris. O extenso e longo areal dourado, onde corre sempre uma agradável brisa, e as muitas horas de sol, fazem deste destino um dos mais apetecidos para os amantes de mar, sol e desportos náuticos.
As praias de Agadir têm uma característica muito especial, situam-se numa baía, o que faz com que fiquem protegidas pela força do oceano Atlântico, com areia dourada e águas calmas, o que dá ao turista a possibilidade de realizar um sem-fim de atividades aquáticas.
Voltada para o turismo
As praias de Agadir têm uma característica muito especial, situam-se numa baía, o que faz com que fiquem protegidas pela força do oceano Atlântico, com areia dourada e águas calmas, o que dá ao turista a possibilidade de realizar um sem-fim de atividades aquáticas.
Às compras no souk
Por ser uma zona turística, os preços não são tão elevados como na Europa, mas também não espere encontrar aqui os praticados noutros lugares de Marrocos.
Por isso, é aconselhável que visite o souk ou o mercado, onde poderá encontrar verdadeiras pechinchas, peças de artesanato baratas e artigos similares a preços mais baixos do que no resto do país.
Leia também: Marraquexe: A cidade dos sons e aromas exuberantes
No mercado, rodeado por um muro, encontrará à venda todo o tipo de calçado, peles, roupas, alimentos, cosméticos, perfumes, bolsas… e muito mais. Além disso, poderá regatear os preços, uma prática habitual neste país.
O luar em Taroudant
Ao anoitecer, a cidade ganha uma centelha de magia que os espíritos mais românticos podem acentuar, fazendo um pequeno tour de caleche em redor das muralhas.
Ouça a música berbere
Alguns bares em Corniche (o passeio ao longo da costa) oferecem música tradicional ao vivo. O bar Fly, no hotel Tafoukt, no centro da cidade, tem uma atmosfera animada, karaoke e música ao vivo. Para entrar no espírito deve sentar-se e fumar um cachimbo de água.
Delicie-se com sardinhas frescas
Em Corniche, pode relaxar em frente ao mar, comer peixe fresco, como sardinhas (Agadir é o maior porto de sardinhas mundial), ou marisco. As refeições tradicionais, como couscous e tagine (um prato de carne ou vegetais com especiarias feito numa panela de barro) são saborosos e baratos.
Faça desportos aquáticos
Os surfistas mais radicais preferem Taghazoute, a alguns quilómetros, a norte, mas Agadir é perfeita para windsurf, kitesurf, velejar, jet-ski e até para andar gaivota.
Siga A Próxima Viagem no Instagram
Guia do viajante
Onde ir
Onde comer
Onde ficar
Clima
As temperaturas rondam os 17º/22º C (inverno) e 27/32º C (verão).
Documentos
Passaporte com validade mínima de três meses, não sendo necessário visto.
Outras Informações
Moeda: Dirham Idioma: Nas cidades fala-se, geralmente, árabe e francês. No interior e nas pequenas aldeias, o berbere é a língua mais falada, embora se encontre muita gente a falar francês. Fuso horário: No verão é menos 1 hora que Portugal Continental e no inverno é a mesma hora. Gastronomia variada: A gastronomia magrebe é uma das mais variadas do Norte de África. Os seus pratos mais típicos são os famosos couscous (base de sémola de trigo cozida ao vapor, com um guisado de borrego ou de frango com legumes) o mechoui (borrego assado), a tajine (estufado de carne de borrego, vitela, frango ou peixe, servido com diversas guarnições e num prato típico de barro, com uma tampa pontiaguda, normalmente, feito nas brasas), a pastilla (massa folhada recheada com carne e amêndoas (mas que também pode ser com marisco em Agadir), a harira (uma sopa de legumes espessa), as saladas de legumes cozidos e os clássicos kebabs. Ao pequeno-almoço, os crepes, as pancaquecas e os croissants misturam a tradição local com a francesa. A doçaria é, igualmente, deliciosa (semelhante à algarvia) e a bebida nacional é o chá de menta, que se bebe em qualquer ocasião.