Ancara: a capital da Turquia tem uma intensa vida cultural e gastronomia deliciosa

Ancara: a capital da Turquia tem uma intensa vida cultural e gastronomia deliciosa

Ancara: a capital da Turquia tem uma intensa vida cultural e gastronomia deliciosa

Artigo de André Cruz Martins 24-10-2019

24-10-2019


Muitas pessoas pensam que Istambul é a capital da Turquia. No entanto, esse privilégio cabe a Ancara, no centro do país. É verdade que esta cidade não tem a monumentalidade e vibração de Istambul, mas é sem dúvida um destino interessante a explorar. Ancara distingue-se por uma vida cultural intensa, não faltando excelentes museus para explorar. Também é um bom destino para quem gosta de fazer compras e para os que não resistem aos prazeres do estômago.

O Mausoléu de Ataturk, um parque e a zona das compras

Qualquer visita a Ancara ficará incompleta se não passar pelo Mausoléu de Ataturk, um exemplo notável da arquitetura turca moderna. Foi projetado pelo arquiteto Emin Onat e construído entre 1944 e 1953, em homenagem a Mustafa Ataturk. Esta figura histórica da Turquia foi possivelmente o mais carismático dos ex-presidentes do país, tendo promovido a reforma de vários setores no país. No local, para além do sarcófago de Ataturk, podemos observar uma rica e detalhada exposição sobre a vida do ex-presidente.

Leia ainda: Turquia e o melhor de Istambul e Capadocia

Outro local incontornável na capital turca é o Parque Gençlik. De grandes dimensões, aqui pode passear, respirar ar puro e ouvir o chilrear dos pássaros. Uma raridade numa cidade desenvolvida e com muitos carros. O parque tem qualquer coisa como 40 quiosques, que vendem comida, bebida e artesanato. De noite, ganha ainda mais encanto, pois fica todo iluminado. Se gosta de fazer compras, desloque-se até à Praça Ulus, a principal zona comercial da cidade. Aqui vai encontrar lojas de todo o tipo, das maiores marcas a outras independentes.

Uma cidade com magníficos museus

Ancara é uma cidade com intensa vida cultural e excelentes museus. Um dos mais carismáticos é o Museu da Guerra da Independência. Como o nome indica, retrata um dos momentos mais significativos do país, com documentos e objetos valiosos.
Outro museu imperdível para quem gosta de História é o Museu das Antigas Civilizações da Anatólia, que ocupa dois edifícios otomanos recuperados. Fica no bairro Atpazari, muito próximo da cidadela. A visita começa no jardim em frente do museu e prossegue pelo interior, que contém milhares de objetos históricos que vale a pena conhecer.

Veja também: Riviera de Antalya, das praias, história e cultura

Não perca ainda o Museu de Etnografia, em frente à Opera House, no distrito de Ulus. Aqui vai poder observar inúmeros objetos e artefatos dos vários períodos que marcaram a história do país, antes de ser conhecida como Turquia.

Deliciosa comida típica

Como cidade moderna, não faltam restaurantes de todos os tipos de gastronomia em Ancara. Mas já que está na Turquia, seria uma pena não provar os pratos típicos do país. Sem surpresa, há quiosques que vendem kebabs espalhados pela cidade. Há no entanto bem mais para saborear. Ao pequeno-almoço é usual comer-se Menemen, ou seja, ovos mexidos com legumes. As Kofte são almôndegas de carneiro, que são servidas sozinhas com iogurte, muitas vezes dentro do pão. Prove ainda a Pida, a chamada pizza turca. Na verdade, é um pão com vários tipos de recheio, normalmente carne moída ou queijo com espinafre.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Ancara.

< >

Partilhar Artigo

Top