As enormes pistas de esqui, as compras e um parque fantástico para descobrir em Andorra

As enormes pistas de esqui, as compras e um parque fantástico para descobrir em Andorra

As enormes pistas de esqui, as compras e um parque fantástico para descobrir em Andorra

Artigo de Redação 19-10-2023

19-10-2023


Esquiar (principalmente) mas também fazer compras. É isso que a esmagadora maioria das pessoas associa a Andorra. E com razão. No entanto, há mais para ver e fazer neste microestado soberano europeu. Nomeadamente visitar a Naturland, um enorme parque de aventuras que também tem muitos animais.

Andorra não tem acesso ao mar e fica nos Pirenéus orientais, limitado a norte pela França e a sul por Espanha. E Andorra la Vella é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar.

Andorra é dos melhores destinos para esquiar no mundo

Não deixa de ser irónico que um dos países mais pequenos do mundo tenha das maiores pistas para esquiar no planeta. A melhor altura para praticar este desporto de inverno é entre dezembro e março.

Leia ainda: Santiago de Compostela, o destino que não é só para peregrinos

Uma das mais conceituadas estações de esqui é Grandvalira. Ao todo são qualquer coisa como 118 pistas, ao longo de 210 quilómetros. O índice de dificuldade das pistas está indicado por cores, indo da mais fácil (verde), passando pela azul e vermelha, até à mais difícil (preta). Há ainda três áreas de freestyle e três circuitos para crianças.

Outra excelente estação de esqui é Vallnord, que na verdade são três estações (Arcalís, Arinsal e Pal). No total, são 69 pistas ao longo de 93 quilómetros. Destaca-se ainda por outras atividades: passeios de trenós puxados por huskies da Sibéria, circuitos de motos de neve para adultos e crianças e viagens de gicafer, um autocarro preparado para circular por cima da neve.

Andorra é também um bom destino para compras

Até sensivelmente ao final do século XX, os espanhóis metiam-se no carro e dirigiam-se para Andorra, considerada a meca das compras. Isto porque se pagava menos impostos. A situação mudou um pouco, pois apesar de se pagar menos impostos, existem outras taxas que fazem com que o preço dos produtos seja praticamente igual ao praticado nas outras regiões espanholas. Ainda assim, em Andorra continuam a não faltar boas lojas e centros comerciais, principalmente nas cidades de Andorra la Vella e Escaldes-Engordany.

Veja também: Étretat, a cidade das falésias brancas, do queijo de cabra e das melhores ostras de França

As ruas principais destes dois destinos são a Avenida Meritxell e a Avenida Carlemany . E estão cheias de perfumarias, lojas de produtos de cosmética e de eletrónica e de roupas. Os centros comerciais mais importantes são o Pyrénées Andorra, o Illa Carlemany e o Centro comercial Pyrénées Andorra.

Um parque fantástico para crianças

Andorra também tem um enorme parque de aventuras, a Naturlandia. Para além de muita diversão em montanhas russas e carrosséis, existe muita fauna e flora ao longo dos seus 800 hectares, em plena floresta da região de La Rabassa. A 1600 metros de altitude fica o recinto com as principais atrações. Uma das principais é o Tobotronc, o escorrega alpino mais comprido do mundo. Tem 5 quilómetros de comprimento e 400 metros de desnível. É uma descida sobre carris num trenó de dois lugares, por entre as árvores da floresta.

Outra atração que provoca grande adrenalina é o Airtrekk, um circuito aéreo com 13,5 metros de altura e que vai pôr à prova o equilíbrio de crianças e adultos. Todos os participantes vão bem presos e com o equipamento adequado. O outro grande espaço do Naturlandia fica 2 mil metros acima do nível do mar e acaba por ser um mini jardim zoológico.

Leia também: 10 fantásticos destinos de neve para visitar em 2023

Percorra a galeria e veja mais fotos de Andorra.

< >

Partilhar Artigo