Antuérpia é a cidade dos diamantes e dos edifícios com arquitetura imponente

Antuérpia é a cidade dos diamantes e dos edifícios com arquitetura imponente

Antuérpia é a cidade dos diamantes e dos edifícios com arquitetura imponente

Artigo de André Cruz Martins 17-02-2020

17-02-2020


Antuérpia é a maior cidade na região da Flandres e a segunda maior na Bélgica, só atrás de Bruxelas. É conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes e pelo seu porto, um dos maiores do mundo, localizado nas margens do rio Schelde. Antuérpia distingue-se ainda pela apreciável quantidade de edifícios históricos e monumentos interessantes. E pela estação central de comboios, que já foi votada como a mais bonita do mundo.

A importância do comércio de diamantes na cidade

Antuérpia é desde o século XV um dos mais importantes centros do comércio de diamantes em todo o mundo. Há um bairro na cidade, chamado Diamond Quarter, onde se concentram várias fábricas de diamantes e lojas. Os preços são variáveis, desde peças a valores bastante simpáticos a outras com valores proibitivos para a maior parte das bolsas.

Para aprender um pouco sobre a história dos diamente e do seu fabrico, nada melhor do que visitar o Museu aan de Stroom (MAS), que tem qualquer coisa como dez andares.

A majestosa Estação Central de Comboios

Se chegar de comboio a Antuérpia admire a arquitetura impressionante da Estação Central de Comboios, que é a quarta maior do mundo e já foi considerada a mais bonita em várias votações. O edifício original foi construído entre 1895 a 1905 por Louis Delacenserie. Destaca-se pela fachada impressionante, mas também pelo interior extraordinariamente rico. A cúpula tem quase 250 metros de altura, permitindo a entrada de muita luz natural no terminal principal.

Leia ainda: Bruges, a cidade com traços medievais que é conhecida pelos canais, cerveja e chocolate

Depois desta fantástica porta de entrada em Antuérpia, siga para Meirstraat, a rua principal da cidade. Não faltam edifícios históricos nesta área, com o grande ícone a ser o Paleis op de Meir, um antigo palácio real do século XVIII que já serviu como residência de Napoleão Bonaparte. Hoje em dia, está aberto a visitas e tem um museu, uma brasserie com comida deliciosa e uma chocolataria. Na rua principal da cidade existem também muitas lojas de marcas de roupa populares. Mas para fazer compras, o melhor mesmo é o Stadsfeestzaal, um antigo teatro transformado em shopping.

A catedral e o castelo

A Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia é um dos principais monumentos da cidade. Tem estilo gótico e demorou cerca de 170 anos a ser construída. Aliás, nem se pode afirmar que já esteja concluída, pois o plano inicial previa duas torres com a mesma altura. No entanto, existe uma completa, com 123 metros de altura e outra ao seu lado, com 65 metros. A nave principal é impressionante e destaca-se pela muita luminosidade.

Veja também: Bruxelas, a Meca do estilo, arte e design

Nas margens do rio as margens do rio Schelde fica o imponente castelo castelo Het Steen, outro local incontornável. Foi construído no século XIII, mas alvo de uma grande reformulação no século XIX. Chegou a ser usado como prisão, mas atualmente acolhe o Museu Nacional Marítimo. Está localizado numa das zonas mais aprazíveis da cidade, com vista deslumbrante para o rio.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Antuérpia.

< >

Partilhar Artigo

Top