Bérgamo, a cidade medieval no norte de Itália que é um paraíso para quem gosta de doces

Bérgamo, a cidade medieval no norte de Itália que é um paraíso para quem gosta de doces

Bérgamo, a cidade medieval no norte de Itália que é um paraíso para quem gosta de doces

Artigo de André Cruz Martins

Bérgamo é uma das cidades mais bonitas no norte de Itália, tendo a curiosidade de parecer duas cidades numa só. A Cidade Baixa (Città Bassa) é moderna, com grandes avenidas e arranha-céus. A Cidade Alta (Città Alta) é o oposto, destacando-se pelos prédios históricos medievais e pelas ruelas ideais para serem exploradas calmamente, a pé. Sem dúvida que é bastante mais interessante explorar a Cidade Alta, que conta com bastantes atrações que não pode perder.

A porta de entrada e a praça principal

A Cidade Alta fica numa colina cercada por uma muralha medieval. A melhor forma de lá chegar é de funicular, entrando na parte medieval pelo Palazzo Roncalli, através de uma porta que abriga o relevo de um leão a Porta S. Alessandro. Ali perto fica a igreja de Santo Spirito, construída em estilo renascentista no século XVI.

Leia ainda: Matera, a cidade italiana que é famosa por causa de cavernas

A praça principal é a a Piazza Vecchia, datada do ano 400. No centro, existe uma fonte de água potável e não faltam bons restaurantes e cafés. Nesta praça destaca-se ainda a Torre del Comune, que no topo possui um relógio e um sino. Antigamente, o sino tocava às 22h00 para avisar a população de que os portões iam fechar e que a partir dessa hora não se poderia entrar nem sair da Cidade Alta. Hoje em dia, o sino continua a dar 100 badaladas às 22 horas, mas as pessoas podem entrar e sair à vontade.

A catedral e a melhor vista

Ainda pela Cidade Alta, não deixe de visitar a Catedral de Bérgamo. Trata-se de uma igreja católica dedicada a São Alexandre de Bérgamo, padroeiro da cidade. Hoje em dia, é a sede do bispo de Bérgamo.

Veja também: Monte Isola, uma pérola italiana escondida no meio de um lago

Para a melhor vista sobre a cidade, suba ao Campanone, também conhecido como Torre Cívica. Construída em 1656, remonta a uma tradição iniciada no século XI, em que as famílias aristocratas competiam para ver quem conseguia construir a torre mais alta. Foram construídos tantos edifícios que Bérgamo passou a ser conhecida como “A Cidade das Cem Torres”.

Gastronomia para apreciadores de doces

Se apreciar doces, vai adorar Bérgamo, cidade conhecida pelo Polenta e Osei. É um doce feito com um bolo branco recheado com creme de chocolates e avelã e rum. Diz-se que foi também na cidade que nasceu a straciatella. E por todos o lado, não faltam geladarias para provar os famosos gelados italianos. Como prato principal, tem de provar o Casoncelli, massa recheada com carne, queijo parmesão ralado, bacon, manteiga e sálvia. E também o Gnocchi, uma deliciosa massa com batata.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Bérgamo.

< >

Partilhar Artigo

Top