Berna, no meio da História

Berna, no meio da História

Berna, no meio da História

Artigo de Redação

A atmosfera medieval de Berna, com as suas fontes e fachadas de arenito, ruas estreitas e torres históricas, possui uma característica única. O Jardim das Rosas, situado acima do Fosso dos Ursos, e a plataforma da torre da catedral, que mede 101 metros de altura, oferecem a melhor vista para o centro histórico, em volta do qual flui o rio Aar.

Das antigas fortificações desce-se abruptamente para o rio. As lojas, os bares, os cabarés do centro histórico da cidade – alguns dos quais situados em caves abobadadas – e os pequenos cafés de rua atraem tanto os moradores locais como os turistas. Apesar de Berna apresentar uma excelente rede de transportes públicos, o melhor mesmo é explorar o centro da cidade a pé.

O melhor é explorar o centro de Berna a pé

O Zentrum Paul Klee, situado na periferia da cidade, abriga a mais completa coleção de obras deste artista. Contendo cerca de quatro mil obras (40 por cento de toda a sua obra), este museu alberga a maior coleção do género. O pouco convencional edifício tem o formato de uma onda e foi projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano. Além das exposições, o Zentrum Paul Klee também oferece espaço para espetáculos de música, dança, teatro e literatura. O projeto do edifício deste museu ganhou diversos prémios internacionais e consiste numa colina verde encimada com três aros de metal a simular uma onda.

A Casa Albert Einstein testemunha o período em que o génio da física permaneceu em Berna, no início do século XX. Com o Museu Histórico, o Museu de Arte, o Museu Alpino da Suíça e o Museu de Comunicação, Berna oferece um leque extremamente variado de exposições.

Eventos a não perder

Nas praças do centro da cidade, coloridas feiras semanais expõem os seus produtos. Vale a pena visitar a Feira da Cebola (Zibelemärit), que acontece na quarta segunda-feira de novembro: os visitantes, desejosos de comparecer à feira tradicional dedicada à cebola, chegam em massa ainda durante a madrugada.

O Festival Gurten realiza-se anualmente, em julho, e reúne dezenas de milhar de pessoas em concertos com os nomes musicais mais emblemáticos. O Festival de Jazz de Berna realiza-se entre março e maio e atrai espetadores de toda a Suíça e estrangeiro, tendo-se afirmado, ao longo dos tempos, como um dos mais importantes acontecimentos na panóplia do “jazz” europeu, tal como o Festival de Dança de Berna, em junho, com “performances”, “workshops”, fóruns de discussão e exibições de dança.

A Noite dos Museus decorre todos os anos em março e é um chamariz para a riquíssima vida cultural da cidade. Nesta noite, milhares de apreciadores de arte usufruem do facto dos museus da cidade estarem abertos até de madrugada.

Disputado nas ruas de Berna, o Grand Prix é uma corrida de atletismo e um espetáculo de primeira qualidade. Em 2012, mais de 25 mil corredores participaram na prova das “dez milhas mais bonitas do Mundo”. A maior prova de atletismo da Suíça é uma competição para atletas de elite, mas também um evento para toda a família.

No cenário único deste Património Mundial da UNESCO, Berna surge particularmente encantadora; nas ruas e passeios reúnem-se fãs, amigos e familiares, assim como bandas musicais que criam um ambiente muito especial. O próximo Grand Prix disputa-se a 10 de maio.

< >

Guia do viajante

Onde ir

Palácio Federal da Suíça
Centro Antigo
Kornhauskeller
Parque dos Ursos de Berna
Bucherer
Bundesplatz
Schwellenmätteli

Onde comer

Kornhauskeller
Restaurant Essort
Restaurant Kirchenfeld
Frohsinn
Tingel Kringel
Tibits

Onde ficar

Hotel Schweizerhof Luzern
Bellevue Palace Bern
Hotel Alpenblick
Hotel Allegro Bern
Novotel Bern Expo
Holiday Inn Bern-Westside
Unique Hotel Innere Enge Bern
Hotel Landhaus

Clima

Temperado, apresentando uma grande amplitude entre verões amenos e invernos rigorosos. Abaixo da cordilheira dos Alpes, o tempo é mais quente do que no Norte. Em termos climáticos, pode-se dividir a Suíça em quatro regiões: Extremo Sul, os Alpes, o Maciço Central e o Jura. As temperaturas variam entre negativas nas zonas montanhosas no inverno e amenas durante o verão, pois, na época do estio, o país é assolado por um anticiclone, enquanto no inverno existe uma frente fria proveniente da Sibéria, causando abruptas quedas na temperatura, sobretudo, durante a noite.

Documentos

Cartão do cidadão.

Outras Informações

Moeda O franco suíço é a moeda utilizada na Suíça e no Liechtenstein. É subdividido em 100 cêntimos. Equivale a 0,82 euros. Idioma Alemão, francês, italiano e romanche (língua românica do ramo ocidental, que se acredita descender do latim vulgar falado pelos romanos que ocuparam a área na Antiguidade, usada por cerca de 35 mil pessoas como língua materna, sobretudo no cantão dos Grisões, e por outras 40 mil como segunda língua). Fuso horário UTC + 1 hora (no horário de verão + 2 horas).

Partilhar Artigo

Top