Berna, no meio da História
Berna, no meio da História
Berna, no meio da História
22-12-2023
A atmosfera medieval de Berna, com as suas fontes e fachadas de arenito, ruas estreitas e torres históricas, possui uma característica única. O Jardim das Rosas, situado acima do Fosso dos Ursos, e a plataforma da torre da catedral, que mede 101 metros de altura, oferecem a melhor vista para o centro histórico, em volta do qual flui o rio Aar.
Das antigas fortificações desce-se abruptamente para o rio. As lojas, os bares, os cabarés do centro histórico da cidade – alguns dos quais situados em caves abobadadas – e os pequenos cafés de rua atraem tanto os moradores locais como os turistas. Apesar de Berna apresentar uma excelente rede de transportes públicos, o melhor mesmo é explorar o centro da cidade a pé.
O melhor é explorar o centro de Berna a pé
O Zentrum Paul Klee, situado na periferia da cidade, abriga a mais completa coleção de obras deste artista. Contendo cerca de quatro mil obras (40 por cento de toda a sua obra), este museu alberga a maior coleção do género. O pouco convencional edifício tem o formato de uma onda e foi projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano. Além das exposições, o Zentrum Paul Klee também oferece espaço para espetáculos de música, dança, teatro e literatura. O projeto do edifício deste museu ganhou diversos prémios internacionais e consiste numa colina verde encimada com três aros de metal a simular uma onda.
A Casa Albert Einstein testemunha o período em que o génio da física permaneceu em Berna, no início do século XX. Com o Museu Histórico, o Museu de Arte, o Museu Alpino da Suíça e o Museu de Comunicação, Berna oferece um leque extremamente variado de exposições.
Eventos a não perder
Nas praças do centro da cidade, coloridas feiras semanais expõem os seus produtos. Vale a pena visitar a Feira da Cebola (Zibelemärit), que acontece na quarta segunda-feira de novembro: os visitantes, desejosos de comparecer à feira tradicional dedicada à cebola, chegam em massa ainda durante a madrugada.
O Festival Gurten realiza-se anualmente, em julho, e reúne dezenas de milhar de pessoas em concertos com os nomes musicais mais emblemáticos. O Festival de Jazz de Berna realiza-se entre março e maio e atrai espetadores de toda a Suíça e estrangeiro, tendo-se afirmado, ao longo dos tempos, como um dos mais importantes acontecimentos na panóplia do “jazz” europeu, tal como o Festival de Dança de Berna, em junho, com “performances”, “workshops”, fóruns de discussão e exibições de dança.
A Noite dos Museus decorre todos os anos em março e é um chamariz para a riquíssima vida cultural da cidade. Nesta noite, milhares de apreciadores de arte usufruem do facto dos museus da cidade estarem abertos até de madrugada.
Disputado nas ruas de Berna, o Grand Prix é uma corrida de atletismo e um espetáculo de primeira qualidade. Em 2012, mais de 25 mil corredores participaram na prova das “dez milhas mais bonitas do Mundo”. A maior prova de atletismo da Suíça é uma competição para atletas de elite, mas também um evento para toda a família.
No cenário único deste Património Mundial da UNESCO, Berna surge particularmente encantadora; nas ruas e passeios reúnem-se fãs, amigos e familiares, assim como bandas musicais que criam um ambiente muito especial. O próximo Grand Prix disputa-se a 10 de maio.
Leia também: Munique: cerveja, requinte e cultura
Percorra a galeria e veja mais fotos de Berna.
Siga A Próxima Viagem no Instagram
Guia do viajante
Onde ir
Onde comer
Onde ficar
Clima
Temperado, apresentando uma grande amplitude entre verões amenos e invernos rigorosos. Abaixo da cordilheira dos Alpes, o tempo é mais quente do que no Norte. Em termos climáticos, pode-se dividir a Suíça em quatro regiões: Extremo Sul, os Alpes, o Maciço Central e o Jura. As temperaturas variam entre negativas nas zonas montanhosas no inverno e amenas durante o verão, pois, na época do estio, o país é assolado por um anticiclone, enquanto no inverno existe uma frente fria proveniente da Sibéria, causando abruptas quedas na temperatura, sobretudo, durante a noite.
Documentos
Cartão do cidadão.
Outras Informações
Moeda O franco suíço é a moeda utilizada na Suíça e no Liechtenstein. É subdividido em 100 cêntimos. Equivale a 0,82 euros. Idioma Alemão, francês, italiano e romanche (língua românica do ramo ocidental, que se acredita descender do latim vulgar falado pelos romanos que ocuparam a área na Antiguidade, usada por cerca de 35 mil pessoas como língua materna, sobretudo no cantão dos Grisões, e por outras 40 mil como segunda língua). Fuso horário UTC + 1 hora (no horário de verão + 2 horas).