Blois, a cidade francesa do Vale do Loire que é um museu a céu aberto

Blois, a cidade francesa do Vale do Loire que é um museu a céu aberto

Blois, a cidade francesa do Vale do Loire que é um museu a céu aberto

Artigo de André Cruz Martins

Blois é uma pacata cidade francesa no centro do Vale do Loire. Com apenas 50 mil habitantes, tem um centro encantador que conserva o traçado medieval e uma gastronomia de exceção. E um castelo real majestoso, estando ainda a apenas 18 quilómetros de Chambord, o mais famoso castelo do Vale do Lore.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Blois perdeu algumas dos seus edifícios históricos, mas reconstruiu-se preservando a sua herança pitoresca.Venha connosco e descubra o melhor a fazer nesta pequena cidade e nos seus arredores.

Um centro histórico muito bem preservado

Ao caminharmos pelo centro histórico de Blois, parece que estamos a viajar ao passado. Os seus edifícios extremamente bem conservados não deixam ninguém indiferente. Boa parte das casas são brancas, com telhados azuis, provocando um belo efeito visual.

Leia ainda: Étretat, a cidade das falésias brancas, do queijo de cabra e das melhores ostras de França

No cento, destaca-se a imponência da ponte de Gabriel, do século XVIII, e a catedral, em estilo gótico. É no entanto o majestoso castelo real do século XIII a principal atração da cidade. As suas quatro alas evocam diferentes estilos arquitetónicos, desde o gótico ao renascimento, passando pelo classicismo. O castelo deve o seu nome ao facto de aqui terem vivido sete reis franceses e dez rainhas. Entre abril a setembro, durante a noite, verifica-se um fantástico espetáculo de som e luz que evoca a história do castelo.

O castelo de Chambord

Para além do castelo real de Blois, na região do Loire há inúmeros castelos majestosos. A apenas 18 quilómetros de Blois fica o castelo de Chambord, o mais impressionante e maior da região. Foi depois de ter vencido a Batalha de Marignanem, em 1515, que François I ordenou a sua construção. Mais do que um local de residência – só lá habitou durante dois meses – François I queria registar o seu poder absoluto para toda a eternidade.

Veja também: Annecy, a Veneza francesa dos Alpes é banhada por um dos mais bonitos lagos do mundo

A parte do castelo de Chambord que chama mais a atenção dos visitantes é a escadariada, conhecida como “revolução dupla”. Trata-se de uma escada em forma de espiral com duas rampas nos leva a todos os andares da enorme masmorra quadrada.
Em redor do castelo ficam grandes jardins que contam com mais de 600 árvores e 15 mil plantas, ao longo de 19 mil metros quadrados.

A afamada gastronomia

Blois é famosa pelas deliciosas trufas, pois esta região do vale do Loire tem condições muito favoráveis para o seu desenvolvimento. Não pode ainda deixar de experimentar a géline, uma raça de galinha preta. Há também excelentes queijos de cabra, isto sem esquecer os magníficos vinhos, quer brancos quer tintos. De resto, por todo o Vale do Loire existem inúmeras adegas que fazem provas de vinhos.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Blois.

< >

Partilhar Artigo

Top