Botsuana, o país dos melhores safaris do mundo e do deserto interminável

Botsuana, o país dos melhores safaris do mundo e do deserto interminável

Botsuana, o país dos melhores safaris do mundo e do deserto interminável

Artigo de André Cruz Martins

O Botsuana, na África Austral, é um destino pouco falado, mas que merece ser explorado por quem gosta de vida animal. Isto porque tem dos melhores safaris do mundo e um deserto impressionante. Beneficia ainda de ser um dos países mais seguros do continente africano.

O relevo do Botsuana é plano e a sua superfície é coberta até 70% pelo deserto de Kalahari. É dos países menos povoados no mundo, sendo habitado por pouco mais do que 2 milhões de habitantes. Há três lugares absolutamente imperdíveis no Botsuana dos quais falaremos em detalhe.

O Delta de Okavango

O Delta do Okavango é o destino mais turístico no Botsuana, sendo uma das maiores áreas de safari em África. O rio Okavango nasce em Angola e segue para sudeste, formando um delta no Botsuana. Aqui vai encontrar paisagens deslumbrantes e inúmeras espécies animais.

Uma das atividades mais incríveis para realizar neste paraíso é seguir pelo rio num “Mokoro”, uma canoa que só leva dois passageiros, para além do guia. É só através deste peculiar meio de transporte que irá chegar a locais que seriam inantigíveis, como por exemplo a “Hippo Pools”, uma pequena área habitada por muitos hipopótamos.

Leia ainda: 5 dicas para fazer um safari em África sem gastar muito dinheiro

Cerca de um terço da região do Delta do Okavango é uma reserva de preservação ambiental, chamada Moremi Game Reserve. Aqui é possível encontrar uma das maiores concentrações de vida selvagem em África. Destacam-se os famosos Big 5: leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes. Há ainda muitos cães selvagens, zebras, chitas e muitos outros animais.

Chobe National Park

O Chobe National Park é outra fantástica reserva natural no Botsuana, tendo uma área de 11.700 quilómetros quadrados. Situa-se no norte do país, nos arredores da cidade de Kasane e das famosas cataratas de Victoria Falls. Aqui também não faltam espécies selvagens, nomeadamente quase todos os Big 5, com exceção dos rinocerontes. Há qualquer coisa como 120 mil elefantes, o maior número de todos os parques naturais de África. E os que aqui vivem são os elefantes Kalahari, os maiores do mundo. Hipopótamos, búfalos e leões também não faltam e existem quase 500 espécies de pássaros.
O safari pode ser realizado por barco ou por terra, numa 4×4.

Deserto do Kalahari

Outra zona a não perder é o Deserto do Kalahri, que ocupa qualquer coisa como 900 mil quilómetros quadrados de zona semiárida e areia. Para além do Botsuana, estende-se pela Namíbia e África do Sul. Este deserto semiárido tem uma surpreendente biodiversidade, com muitas espécies de animais e plantas perfeitamente adaptados às condições climatéricas.

Veja também: As maravilhas do Ruanda, o surpreendente destino africano que poucos conhecem

O lugar mais acessível para os turistas neste deserto é a Reserva Central do Kalahari, que fica no centro do Botsuana e é o segundo maior deserto protegido em todo o mundo. Os animais mais presentes são os antílopes e os seus predadores.
Ao visitar o Kalahari vai certamente cruzar-se com os bosquímanos, os habitantes indígenas deste deserto. Também conhecidos por San, ficaram famosos no filme “Os deuses devem estar loucos”, que deu a conhecer a sua cultura ao mundo.

Percorra a galeria e veja imagens dos locais que tem que visitar no Botsuana.

< >

Partilhar Artigo

Top