Brasília, a discreta capital do Brasil esconde muitos encantos

Brasília, a discreta capital do Brasil esconde muitos encantos

Brasília, a discreta capital do Brasil esconde muitos encantos

Artigo de André Cruz Martins 21-10-2019

21-10-2019


Brasília é daqueles casos em que apesar de ser capital, não é a cidade mais conhecida ou turística do seu país. Longe da atenção que é dada ao Rio de Janeiro, São Paulo e muitos outros locais no Brasil, a verdade é que se trata de um destino bastante interessante. Brasília é uma cidade histórica que é a sede do poder executivo, mas também tem zonas muito aprazíveis. Em dois dias, é possível conhecer as suas principais atrações.

Torre de Televisão, Feirinha e Estádio Mané Garrincha

Um bom “programa triplo” para começar a explorar Brasília é iniciar o percurso na Torre de Televisão, passar depois pela Feirinha e terminar no Estádio Mané Garrincha. A Torre de Televisão foi inaugurada em 1967 e tem 224 metros de altura. Projetada por Lúcio Costa, foi um dos poucos edifícios mais importantes de Brasília que não foram da autoria de Oscar Niemeyer. É a quarta estrutura mais alta do género no Brasil e a 75 metros de altura existe um miradouro que proporciona uma vista incrível da cidade.

Leia ainda: Paraty, o destino brasileiro que é um poço de cultura e famoso pela gastronomia

Depois, desça em direção à Feirinha. Trata-se de várias barraquinhas colocadas debaixo da torre e que vendem artigos de artesanato e comida. Muito perto, fica o Estádio Mané Garrincha, cujo nome homenageia um dos melhores jogadores de futebol da história. Existem visitas guiadas para conhecer este moderno recinto, que tem capacidade para 73 mil espectadores e acolheu jogos no Campeonato do Mundo de 2014.

O Eixo Monumental

O Eixo Monumental é uma enorme avenida com 16 quilómetros de comprimento. Faz a ligação entre a Rodoferroviária de Brasília (a oeste) e a Praça dos Três Poderes (a leste). A zona que interessa visitar é a Esplanada dos Ministérios, que acolhe diversos monumentos. O destaque vai para a Catedral Metropolitana, projeto de Oscar Niemeyer. Não se trata de uma catedral convencional: os seus 16 pilares em forma de bumerangue partem de uma planta circular de setenta metros de diâmetro. E estão rodeados por um espelho de água, proporcionando uma visão linda.

Veja também: Florianópolis, o Brasil do surf e das vilas pitorescas

Outro edifício a não perder é o Palácio do Planalto, a sede do Poder Executivo Brasileiro, onde estão instalados o Gabinete Presidencial, a Casa Civil e a Secretaria-Geral do País. As visitas ocorrem aos domingos, das 9h às 13h40 e os turistas são acompanhados por um profissional de Relações Públicas. De noite, os edifícios da Esplanada dos Ministérios ficam iluminados, tornando a zona mais bonita.

O Pontão do Lago Sul

Uma das zonas mais aprazíveis de Brasília é o Pontão do Lago Sul, um centro de entretenimento ao ar livre. Não faltam restaurantes, quiosques e lojas, em frente ao Lago Paranoá. É ainda possível caminhar pelo largo calçadão. Um bom programa é realizar um passeio de catamarã pelo lago. O percurso demora uma hora e um quarto e passa por sítios muito bonitos, como a Ermida Dom Bosco e as traseiras do Palácio da Alvorada. A melhor fotografia tem a Ponte JK como fundo.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Brasília.

< >

Partilhar Artigo

Top